PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JULHO DE 2012

José Pedro contesta corte de seringueira no Algodoal


O vereador José Pedro Leite da Silva (PR) irá protocolar um ofício na Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) questionando o corte de uma seringuei (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Pedro Leite da Silva (PR) irá protocolar um ofício na Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) questionando o corte de uma seringueira na rotatória da avenida Cristóvão Colombo, no bairro Algodoal. “Tivemos o exemplo da seringueira da rua Tiradentes, perto da nova biblioteca municipal, que se recuperou, e acredito que não era necessário cortar por inteiro a seringueira da rotatória”, disse o vereador.

Nesta semana, o vereador registrou o estado da seringueira no Algodoal, a qual conta praticamente apenas com o tronco, tendo a maioria dos seus galhos já podados. “A argumentação para cortá-la foi de que havia cupim, nunca ouvi dizer que é possível ter cupim neste tipo de árvore”, avaliou o vereador. A própria população da região conseguiu um laudo técnico para a derrubada da árvore, o que, na avaliação do vereador, acabou não possibilitando a alternativa de recuperar a seringueira.

“Voltando no exemplo da seringueira da rua Tiradentes, que chegou a ser dada como ‘fadada ao corte’, é bom lembrar que a partir da pressão popular, favorável à manutenção daquela árvore, foi possível recuperá-la e hoje ela está frondosa, tendo importante função de resfriamento da região à sua volta como também na fotossíntese”, disse José Pedro.

Para o vereador do PR, a capacidade de resfriamento do clima da seringueira do bairro Algodoal é o equivalente a 40 aparelhos de ar-condicionado ligados. “Veja só o estrago ambiental que representa a retirada desta árvore daquele local”, finalizou.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Fotos: Gabinete do Vereador



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Infraestrutura Urbana José Pedro

Notícias relacionadas