PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MAIO DE 2014

João Manoel leva pedidos do Parque Água Branca ao Executivo


Presidente da Câmara participou de reunião no Centro Cívico



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Suelen Faria (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Moradores do bairro querem construção de UBS

Moradores do bairro querem construção de UBS
Foto: Suelen Faria (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Moradores do bairro querem construção de UBS

Moradores do bairro querem construção de UBS
Foto: Suelen Faria (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Moradores do bairro querem construção de UBS

Moradores do bairro querem construção de UBS
Foto: Suelen Faria Salvar imagem em alta resolução

Moradores do bairro querem construção de UBS



Integrantes da Amab (Associação de Moradores do Água Branca e Adjacências) solicitaram a presença do presidente da Câmara, vereador João Manoel dos Santos (PTB), em encontro com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) na tarde desta quinta-feira (15), no Centro Cívico. Eles apresentaram várias medidas prioritárias ao bairro Residencial Parque Água Branca, cuja região conta com aproximadamente 22 mil habitantes se somadas com a população  do Residencial Portal do Água Branca, Residencial Água Branca 1 e 2 e Chácara Água Branca.

A principal reivindicação é a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no Residencial Parque Água Branca. Os oito moradores presentes na reunião argumentaram que a estrutura da UBS do bairro Caxambu, que fica mais próxima, está sobrecarregada. A assistente social Eliane Maria Pereira da Silva apresentou seu próprio exemplo. Diabética, ela precisou aguardar um mês para a coleta de sangue e irá aguardar o mesmo tempo para obter o resultado. Antes, o processo levava uma semana. “É o mesmo postinho de 20 anos atrás, quando me mudei para o bairro”, disse. 

Segundo os moradores, o bairro possui uma área que pode ser aproveitada para a obra da UBS, mas o secretário da Saúde, Pedro Mello, já havia informado anteriormente que não há Orçamento disponível. No meio da reunião, Mello foi chamado pelo prefeito para acompanhar as discussões e confirmou as dificuldades orçamentárias. “Vou examinar para o próximo Orçamento, mas virou prioridade do meu governo a questão da UBS na região. No momento que tiver recursos, a gente vai construir a unidade”, disse o prefeito, ao lembrar que um dos prováveis caminhos seria emenda parlamentar – via Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa. Sobre a demora para os exames de sangue, o secretário garantiu que o problema será resolvido em breve. 

Como entidade sem fins lucrativos e preocupada com o bem estar da população dos bairros adjacentes, um dos anseios é a construção de um centro cultural para a ampliação das atividades, com oferecimento de cursos para crianças, adolescentes e idosos. “Atualmente nos reunimos no varejão do bairro e queremos ampliar as nossas ações”, declarou a presidente da Amab, Rosângela Callegaro. “A região cresceu demais”, completou. 

Durante duas horas de reunião, a pauta incluiu ainda a solicitação para melhoria da entrada do bairro, em especial na rua Buenos Aires. Primeiro eles querem que a via seja com trânsito em mão única. Além da falta de iluminação, o que aumenta a incidências de furtos e roubos, um lado da rua não possui calçada e o outro foi invadido pelo mato. O mesmo problema acontece no lado esquerdo da rua Tóquio. Aos moradores, Ferrato garantiu que irá analisar as demandas.

O vereador João Manoel dos Santos classificou a reunião como positiva, por ter notado o empenho do Executivo em incluir a construção da UBS no Orçamento de 2015. “As outras reivindicações, com certeza serão atendidas”, disse o parlamentar. “Foi uma reunião boa, de vários esclarecimentos”, completou João Manoel, que se comprometeu a monitorar as questões de perto.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara João Manoel

Notícias relacionadas