PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE JANEIRO DE 2019

Isac sugere criação de programa de compostagem nas escolas municipais


Vereador se inspirou em modelo recém-implantado na capital paulista



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador traz exemplo de trabalho já desenvolvido na rede pública na cidade de São Paulo



Promover a educação ambiental como formação das crianças matriculadas na rede municipal de ensino é o objetivo da proposta enviada pelo vereador Isac Souza (PTB) ao Executivo. Ele defende a criação, nas escolas, de um programa de compostagem de resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar, a partir de um modelo recém-implantado na capital paulista.

"Uma atividade como essa deve ser institucionalizada, para que se torne uma política pública no município", diz Isac. A indicação do vereador, de número 3.380/2018, foi apresentada na Câmara em 13 de dezembro, na última reunião ordinária do ano.

O vereador começou a pesquisar informações para a proposta após a Câmara receber, também em dezembro de 2018, a gerente da Merenda Escolar de Piracicaba, Daisy Diniz. Na ocasião, ao responder a um questionamento de Isac, ela informou que as sobras das merendas nas 211 unidades de ensino são depositadas no lixo comum.

No texto que seguiu para o Executivo, Isac menciona que 1.500 escolas municipais da rede pública de São Paulo adotaram recentemente um plano de trabalho, subsidiadas pela Climate and Clean Air Coalition, um programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Além da capital, outro exemplo é na cidade de Santos, que em 2017 lançou o programa Compostagem nas Escolas, inicialmente em 52 unidades, com meta de alcançar 87 escolas da rede municipal.

"A experiência de São Paulo aponta caminhos trilhados sobre o que fazer e como fazer o processo de compostagem nas escolas vinculado ao ensino dos alunos da rede, tipos diferentes de compostagem que podem ser aplicados, o uso da plataforma on-line Escolas Mais Orgânicas para divulgação de iniciativas nas unidades e integração de pessoas", destaca Isac, no texto da indicação.

Para o vereador, a iniciativa tem viabilidade de implantação, pois não traria gastos substanciais aos órgãos públicos. "A gente sabe que a questão dos Orçamentos nos municípios é complexa, mas um programa como este seria positivo por permitir o envolvimento das crianças em assuntos ligados ao meio ambiente, socialização e conscientização", diz Isac.

Embora desconheça qualquer escola do município que trabalhe com o reaproveitamento, Isac teve contato com proposta semelhante ao visitar a Escola Estadual Professor Manasses Ephrain Pereira, durante uma das ações do Projeto Ciência na Escola, desenvolvido por ele em parceria com a Apta (Agência Paulista de tecnologia do Agronegócio).

COMO FUNCIONA –– A compostagem é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo. É um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico. É uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Isac Souza

Notícias relacionadas