PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JULHO DE 2014

Inscrições para vagas de estágio na Câmara estão abertas; confira


Candidatos cursando ensino técnico ou superior devem preencher formulário e enviar currículo para a Câmara ou o Ciee até o dia 18



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara de Piracicaba foi eleita, por duas vezes, o melhor órgão público para estágio no país



Um dos mais bem avaliados órgãos públicos para estágio no país, a Câmara de Vereadores de Piracicaba deu início, nesta segunda-feira (7), ao processo para selecionar estudantes dos ensinos técnico ou superior para as vagas que forem abertas até 31 de dezembro deste ano. As inscrições vão até o dia 18 de julho.

Nesse período, o candidato deve preencher a ficha de inscrição (baixe o arquivo ao final deste texto ou clique no banner que está no portal da Câmara, em www.camarapiracicaba.sp.gov.br) e enviá-la junto com seu currículo para o e-mail estagio@camarapiracicaba.sp.gov.br. Se preferir, o estudante pode se inscrever diretamente na unidade do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) de Piracicaba, localizada na rua Cristiano Cleopath, número 336, no Centro.

[Fique por dentro das novidades da Câmara: siga nossas contas no Facebook e no Twitter!]

O processo seletivo será realizado pelo Ciee, por meio de análise do currículo, sendo que estudantes de áreas não-afins às atribuições do Poder Legislativo serão automaticamente desclassificados. As regras para a contratação seguem os termos da lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como "Lei do Estágio".

Não está definido o número de vagas que serão abertas, já que elas serão preenchidas "conforme as necessidades surgidas nos departamentos da Casa e nos gabinetes dos vereadores até 31 de dezembro de 2014", segundo comunicado assinado pelo presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB).

"O estágio na Câmara visa proporcionar a preparação do estudante para o trabalho produtivo e para o desenvolvimento da vida cidadã, por meio do exercício de atividades correlatas à sua pretendida formação profissional, na inter-relação existente entre o conhecimento teórico e prático inerentes à formação em qualquer um dos níveis de ensino", afirma João Manoel, no documento.

BENEFÍCIOS - O estudante do ensino técnico ou superior selecionado para atuar na Câmara terá bolsa-estágio, auxílio-transporte e recesso remunerado de 30 dias por ano ––a ser gozado, preferencialmente, nas férias escolares, sempre que o período de duração do estágio for igual ou superior a um ano, ou de forma proporcional, caso o estágio ocorra por período inferior.

Do total de vagas, haverá reserva de 5% delas para estudantes com deficiência ––será observada a compatibilidade entre a competência do candidato e o campo do estágio–– e de 5% para inscritos da raça negra. O estágio terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais um de acordo com o interesse da Câmara, desde que o estudante esteja devidamente matriculado e com frequência regular.

A concessão de estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e será feita mediante celebração de termo de compromisso entre o estudante, a Câmara e o Ciee, com a interveniência obrigatória da instituição de ensino de origem do aluno.

Vale lembrar que o que a Câmara oferece são estágios não-obrigatórios, que são aqueles desenvolvidos como atividade opcional ––nesse caso, as horas de estágio são acrescidas à carga horária regular somente quando tal previsão integrar o currículo do curso do estudante. Já o estágio obrigatório é aquele que é assim definido no projeto do curso e tem a carga horária como requisito para aprovação e obtenção do diploma.

MELHOR DO BRASIL - A tradição de anos em integrar ao seu quadro de funcionários estudantes que estejam nos ensinos técnico e superior já rendeu à Câmara dois prêmios como a melhor instituição pública para estagiar no Brasil. O prestígio faz com que mais de 90% dos estagiários que passam pelo Legislativo piracicabano consigam colocação no mercado de trabalho assim que deixam a Casa.

Para se ter uma ideia, no prêmio "Melhores Empresas para Estagiar" de 2009, a Câmara alcançou a primeira posição entre os órgãos públicos (foi a única do Estado de São Paulo entre os 10 mais bem colocados) e o quarto lugar geral entre as mais de 300 organizações públicas e privadas que se inscreveram.

A pesquisa, feita pelo Ciee em parceria com o Ibope Inteligência e a seccional paulista da Associação Brasileira de Recursos Humanos, levou em consideração as entrevistas realizadas com os estagiários das organizações que concorreram ao prêmio e a análise de questões técnicas feitas pelo Ibope. Numa escala de 0 a 10, a Câmara obteve nota 9,86 na avaliação dos estagiários.

SERVIÇO:

O que: Inscrições para vagas de estágio não-obrigatório na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para quem: Estudantes dos ensinos técnico ou superior.

Quando: De 7 a 18 de julho.

O que fazer: O candidato deve enviar a ficha de inscrição preenchida (disponível ao final deste texto) e seu currículo para o e-mail estagio@camarapiracicaba.sp.gov.br ou, então, inscrever-se pessoalmente no Ciee de Piracicaba (rua Cristiano Cleopath, 336, Centro).



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918




Câmara

Notícias relacionadas