PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE MAIO DE 2011

Iniciativa de Ary Pedroso poderá resultar na instalação de Academia da Terceira Idade nas UBS


O vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT) elaborou Indicação ao Executivo sugerindo a implantação de Academia da Terceira Idade nas Unidades Básicas de Saúde ( (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Ary de Camargo Pedroso Júnior (PDT) elaborou Indicação ao Executivo sugerindo a implantação de Academia da Terceira Idade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O parlamentar comenta que em Piracicaba foram instalados vários equipamentos esportivos em parques e área de lazer. "A iniciativa agradou a população, sendo que muitos já aderiram e freqüentam os espaços visando melhora na qualidade de vida". A solicitação é que a Prefeirura instale os equipamentos, mesmo que seja em caráter de forma experimental, em uma Unidade Básica de Saúde de grande movimento para comprovar a eficácia do programa.


A consideração é que a Prefeitura do Rio de Janeiro já implantou 23 unidades de Academias da Saúde na cidade beneficiando 4 mil pacientes, esse programa funciona desde julho de 2009 e já apresenta resultados positivos comprovados por pesquisas.


Levantamentos feitos com 1475 participantes que estão no programa há três meses apontam que 7 por cento que usavam medicamentos continuadamente trocaram para medicamentos menos agressivos, 13 por cento diminuíram a dose e 1 por cento parou de tomar o medicamento. Adolescentes que apresentavam elevação da pressão arterial regularam positivamente a pressão após o início da atividade, houve também resultados positivos entre os  usuários com sobrepeso e obesidade, notando-se redução de aproximadamente 25 por cento no peso.


O programa constatou um aumento no interesse de homens por serviços de saúde nos locais onde foi implantado. A procura, que era quase nula, cresceu sensivelmente e o total de homens atendidos nas unidades chega a 18 por cento . Os profissionais atribuem o interesse do grupo masculino pelos equipamentos de ginástica como uma das causas.


As academias são equipadas com dez aparelhos, que contribuem com a melhoria da capacidade muscular e aeróbica de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais. Os participantes são pacientes em tratamento nas unidades de saúde, encaminhados pelos médicos, supervisionados por um professor de educação física e um auxiliar de enfermagem que ajudam na reabilitação e aprimoramento nas condições físicas.


"O intuito do programa é melhorar a qualidade de vida da população e prevenir doenças como hipertensão e diabetes e suas complicações. Um espaço para atividades dentro das unidades de saúde possibilita a ampliação do vínculo entre a unidade e a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas ao tratamento de doenças", conclui o parlamentar.

 

Martim Vieria Mtb 21.939

Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde Ary Pedroso Jr

Notícias relacionadas