PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE AGOSTO DE 2017

Gravidez na adolescência triplicou desde os anos 1970


Alerta é do vereador Ronaldo Moschini, que propõe a criação de dia municipal para orientação e prevenção



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador propõe ações para difundir informações sobre prevenção de gravidez na adolescência



Um quinto das gestações no País é de meninas adolescentes, com menos de 15 anos. “Desde os anos 1970, a gravidez entre meninas mais jovens triplicou”, alerta o vereador Ronaldo Moschini (PPS), autor do projeto de lei 130/2017, aprovado em primeira discussão na noite desta quinta-feira (24), e que propõe dia municipal para orientação e prevenção. 

Os dados oficiais, divulgados pelo Ministério da Saúde, apresentam grave problema que envolve a saúde das adolescentes, assim como relaciona-se a problemas sociais, já que sem estrutura financeira e emocional para cuidado de filhos em pouca idade, cria-se uma geração inteira de meninas que têm dificuldade de terminar os estudos. 

“Precisamos fazer algo e criar um fato para contribuir com o município em buscar diminuir essa incidência de gestação de gravidez na adolescência”, disse Ronaldo Moschini, ao comentar o PL 130/2017. A propositura ainda passará em segunda votação na Câmara de Vereadores de Piracicaba antes de ir à sanção do prefeito Barjas Negri (PSDB). 

A proposta é desenvolver atividades para difundir informações sobre a prevenção e os riscos da gravidez na adolescência. “A gravidez precoce coloca em risco de vida tanto a mãe quanto o recém-nascido”, observa Moschini, que também é médico ginecologista. Ele lembra que, na faixa dos 14 anos, a mulher ainda não tem estrutura óssea e muscular adequada para o parto e isso significa alta probabilidade de risco. 

Para o parlamentar, investir em campanhas de alerta e esclarecimentos, que ofereça aos jovens e oriente sobre o uso de preservativos, tem papel importante na prevenção não apenas da gravidez precoce, mas sobre doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, por exemplo.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas