PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE NOVEMBRO DE 2017

Gilmar Rotta realiza reunião com moradores do bairro Ondinhas


Moradores pedem melhorias em relação a empresa de reciclagem no local.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Gilmar Rotta (PMDB) reuniu-se nesta quarta-feira (22) com o assessor do prefeito Barjas Negri (PSDB) Vlamir Schiavuzzo, o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, e seus encarregados Francisco Totti Junior, Fabiano Bertin e Celise Romanini e também com cinco moradores do bairro Ondinhas, Nilton Faganello, Geraldo Pagotto, Moacir da Costa, Evanilde Faganello e Lázaro Gonzales.

Os moradores afirmam ter problemas com o reciclador e o britador que se encontram instalados próximos às suas residências. O funcionamento dessas empresas tem causado aumento de pernilongos, baratas, escorpiões e ratos, bem como o aumento de poeira, podendo causar sérios problemas de saúde.

De acordo com os moradores, essas empresas funcionam 24 horas por dia e necessitam de um local apropriado para o trabalho, uma vez que o material reciclável se encontra em área descoberta, causando perdas em dias de chuva. "Os trabalhadores não têm espaço correto para exercer sua função, trabalham em meio a lama e chuva", disse um dos moradores. "Nós não queremos prejudicar ninguém, apenas queremos o justo para todos os lados", ressaltou outro morador.

De acordo com Celise Romanini, chefe da divisão de resíduos sólidos da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa ao Meio Ambiente), a área utilizada pela empresa de reciclagem é alugada e o uso dos caminhões, bem como o serviço prestado por elas, é uma parceria público-privada. O material acaba sendo depositado na área externa devido a alguns equipamentos existentes dentro do barracão, como a esteira e o picador de vidro e plástico. Ela também informou que eles trabalham em dois turnos para tentar suprir a necessidade, devido à alta demanda.

Menten disse que estão sendo efetuados estudos e que, em breve, o local será reformado. Há um cronograma para colocação de cerca viva. O engenheiro civil da Sedema, Francisco Totti Junior, também informou que serão feitos estudos para que o local seja contemplado com galerias de água e sistemas de drenagem.

Gilmar Rotta ressaltou que a preocupação é com a saúde dos moradores e dos trabalhadores dessas empresas, devido à insalubridade causada pelos materiais, bem como dos caminhões que transitam em alta velocidade pelo local.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, disse que estudos já foram realizados para a colocação de redutores de velocidade e placas de sinalização e que, em breve, eles serão instalados.

Vlamir Schiavuzzo enfatizou que as secretarias estão em processo de estudo para melhor adequação do britador e do reciclador. "No primeiro momento, serão feitas as intervenções, como a colocação de cerca viva, e, após todos os estudos formalizados, realizaremos uma nova reunião com os moradores", disse o assessor do prefeito.

"Aguardaremos a proposta informada a respeito da reforma, bem como a colocação dos redutores de velocidade", disse Gilmar Rotta. "Eles nos deram um prazo de 60 dias para uma nova reunião, com novas soluções", ressaltou o parlamentar. "Estamos em busca de uma solução que fique de acordo com os moradores, as empresas e a Prefeitura", finalizou.



Texto:  Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Gilmar Rotta

Notícias relacionadas