PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE NOVEMBRO DE 2014

Gilmar Rotta pede implantação do Centro de Referência à Saúde do Homem


Vereador quer chamar a atenção para a saúde do homem no município



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A indicação 5.220/2014, elaborada pelo vereador Gilmar Rotta (PMDB), pede a implantação de um Centro de Referência à Saúde do Homem na cidade.

O câncer de próstata é mais comum do que o câncer de mama, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), sendo que 30% dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) são diagnosticados com câncer de próstata em estado avançado. O avanço é contido se a doença é diagnosticada no início, subindo para 90% as chances de cura.

A Sociedade Brasileira de Urologia destacou a importância da criação desse centro, ainda mais para melhorar o acesso do homem ao SUS. Quando existe a suspeita de alguma doença, o paciente procura uma UBS (Unidade Básica de Saúde), que o encaminha ao ambulatório de especialidades. O paciente, porém, acaba tendo de aguardar meses por uma consulta; a espera pode chegar a anos se for necessário passar por cirurgia.

O Centro de Referência à Saúde do Homem tem como projeto um local que conta com equipe multidisciplinar, esclarecimentos de informações e agilização de consultas, exames e cirurgias.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Saúde Gilmar Rotta

Notícias relacionadas