PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MARÇO DE 2006

Francisco Cerignoni fala da exclusão social do deficiente


O representante da entidade Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência, Francisco Cerignoni ocupou o expediente da reunião ordinária de hoje (16/03) para disco (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O representante da entidade Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência, Francisco Cerignoni ocupou o expediente da reunião ordinária de hoje (16/03) para discorrer sobre o andamento da Campanha da Fraternidade, que neste ano enfoca a questão das pessoas portadores de deficiências.

Cerignoni discorreu sobre o texto básico da Campanha da Fraternidade que destaca a inclusão como responsabilidade de todas as pessoas e das autoridades. Também disse que os deficientes já somam mais de 50 milhões na América Latina, o que é um universo de pessoas superior a países como Argentina e Uruguai.

A constatação é que a população brasileira com deficiência já soma mais de 25 milhões de pessoas, tendo a população rural apresentado os maiores casos. Também se observa que estas pessoas vivem numa exclusão social ao serem marginalizadas.

Francisco Cerignoni também falou do roteiro da exclusão na família, pelo isolamento ou superproteção a que o deficiente está exposto. Também avaliou a problemática do trabalho e do abandono no final da vida, onde os asilos e outros locais que são direcionados para estas pessoas.

Cerignoni disse que nas regiões mais desenvolvidas do Brasil, como a Sudeste o deficiente físico é mais excluído. O entendimento é que a exclusão faz parte do sistema, provocando o arrocho salarial e toda ordem de injustiças com a mão de obra destas pessoas.

A observação é que a deficiência deveria fazer parte da diversidade humana, em respeito a todo cidadão.

Chico Cerignoni também destacou a importância dos municípios considerar a problemática dos deficentes nos planos diretores que devem ser aprovados até o mês de outubro de 2006. E, citou ao lançamento de livro de sua autoria (Deficiência: uma questão política).

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Chico D''Água

Notícias relacionadas