PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MARÇO DE 2014

Fórum em Defesa do Corumbataí realiza encontro em Santa Gertrudes


Santa Gertrudes é a segunda cidade mais poluída do Estado de São Paulo, por conta da emissão de partículas de argila das empresas de cerâmica



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (16 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (17 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (18 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (19 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (20 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (21 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (22 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (23 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (24 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (25 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (26 de 26) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Idealizado pelo primeiro secretário e líder de governo na Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB), o Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí realizou, ontem pela manhã (26), no plenário “Dona Hansen”, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes (SP), mais uma audiência pública para se discutir a preservação do Rio Corumbataí, que abastece em 90% a cidade de Piracicaba, além de municípios vizinhos.

O vereador da cidade de Ipeúna, Diego Heron (PP), o primeiro a falar, disse que o Rio Passa Cinco, que abastece aquele município é privilegiado, pois carrega o título de mais limpo do Estado de São Paulo. “Ipeúna tem o rio mais limpo do nosso Estado, pois é o mais preservado. Estivemos presentes em todas as reuniões do Fórum e estamos cobrando dos demais municípios a preservação do Meio Ambiente”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Julinho Lopes (PP), destacou o trabalho realizado pelo Fórum. “Eu procurei o vereador Longatto e disse a ele que precisávamos reativar as atividades do Fórum do Corumbataí. Nós temos obrigação de cuidar do Rio Corumbataí, porque, dele, dependemos o nosso abastecimento”. Lopes ressaltou, ainda, que é preciso cobrar a preservação do rio das três esferas: municipal, estadual e federal.  O município de Rio Claro, de acordo com Lopes, fez um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, com o Ministério Público, para tratar o esgoto em sua totalidade. “Eu vou verificar como está o andamento desse acordo da Prefeitura com o Ministério Público para o tratamento dos resíduos, além disso, nesse acordo a administração terá de plantar cerca de 40 mil árvores”.

O prefeito da cidade anfitriã, Santa Gertrudes, Rogério Pascon, agradeceu a presença de representantes do Fórum e afirmou que “não adianta um município fazer a sua parte e as outras cidades, não. Quando eu assumi a administração de Santa Gertrudes, nós tínhamos três loteamentos com problemas, porém eu mandei parar as obras para que os empreendedores se enquadrassem nas leis ambientais”. Pascon destacou, também, que Santa Gertrudes trata cem por cento o esgoto do município. “No final do ano pretendemos colocar em operação um novo sistema de tratamento de lixo”, garantiu o prefeito.

José Luis Vieira (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, há 14 anos no cargo de vereador, disse que o município é o segundo mais poluído do Estado. “Por causa de partículas de argila, nós somos a segunda cidade mais poluída depois de Cubatão, na Baixada Santista. O município pode fazer muito pouco em relação a isso, pois quem tem de nos ajudar são os empresários da cerâmica”. Vieira argumentou que muitas ações já foram realizadas para a preservação do Meio Ambiente como a descontaminação de lagoas. “Desde 2001 estamos correndo atrás do projeto Cinturão Verde, que prevê políticas públicas para o tratamento de esgoto, de lixo e ainda a preservação dos mananciais”.

90% da água do Rio Piracicaba para São Paulo

“Mesmo os melhores meteorologistas não conseguiriam prever a falta de chuvas que ocorreu nesse ano”, disse Guilherme Valarini, representante do Consórcio Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ. “O Longatto ainda foi brando em sua fala, pois o Sistema Cantareira, que abastece São Paulo, e cidades vizinhas da região metropolitana, retira cerca de 90% das águas do Rio Piracicaba, deixando apenas 10% para a bacia do PCJ”.

Fundador do Fórum, o vereador de Piracicaba José Aparecido Longatto, classificou de “árdua” a tarefa de cuidar do Meio Ambiente. “Esse trabalho, estamos fazendo, desde 1994, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, pois o sistema Cantareira retirou água, da nossa bacia, para abastecer milhões de pessoas na grande de São Paulo. O Rio Corumbataí iria salvar Piracicaba, pois eu disse isso há 20 anos. É o que está acontecendo hoje porque o Rio Piracicaba não abastece mais o município e, nós, precisamos de vocês”. Longatto disse, ainda, que o desmatamento é outro fator preocupante para a sustentabilidade. “Se preservamos o Rio Corumbataí teremos água por mais 40 anos, desde que preservado”.

Mesa diretiva dos trabalhos

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, o presidente da Câmara de Santa Gertrudes, José Luis Vieira, o prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, o vereador e primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto, o vice-presidente da Câmara de Rio Claro, Julinho Lopes e o vereador da Câmara Municipal de Ipeúna, Diego Heron.

Durante a reunião, foi exibido um vídeo, produzido pela TV Câmara – Piracicaba, com o título de “Salvem os Nossos Rios”, sobre a degradação pela qual passa o Rio Corumbataí.

Oito cidades da região compõem o Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. São elas: Piracicaba, Itirapina, Charqueada, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Analândia e Corumbataí. O evento da manhã de ontem foi o último encontro da primeira etapa das atividades do Fórum, pois foram realizadas audiências públicas em todas as cidades integrantes. O início da segunda etapa do Fórum ocorrerá em Piracicaba, no dia 26 de maio.

Participaram, ainda, do encontro os vereadores de Piracicaba, Paulo Sérgio Camolesi (PV) e Francisco Almeida (PT).

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Infraestrutura Urbana José Longatto

Notícias relacionadas