PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE FEVEREIRO DE 2007

Fausto Rocha é sabatinado por crianças do bairro Jardim Oriente


O vereador Fausto Rocha (PT) foi literalmente sabatinado por mais de 60 crianças do bairro Jardim Oriente, que durante todo o período deste último domingo (25/02/07 (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Fausto Rocha (PT) foi literalmente sabatinado por mais de 60 crianças do bairro Jardim Oriente, que durante todo o período deste último domingo (25/02/07), das 8h00 às 18h00 participaram do evento: ``Nossa Senhora Rogai por Nós``,  realizado nas dependências da Capela Santos Reis, onde crianças de diferentes idades foram envolvidas em atividades lúdicas e sócio-educativas.


Pedagogas, artista plástica, diácono e  representantes da ONG Art Hair (Denise e Cidinha) desenvolveram dinâmicas de grupos com as crianças.


No final do evento, às 18h00 as crianças, já acompanhadas pelos pais, que vieram apanhá-las acompanharam a celebração de missa especial celebrada pelo Padre Luiz Toledo.


A coordenadora geral, Laurides Costa Ferreira ressaltou a importância de crianças e jovens da comunidade do bairro estarem envolvidas nas atividades desenvolvidas na Capela dos Santos Reis. Também destacou o trabalho do Padre Luiz Toledo, que há 9 anos criou a comunidade religiosa no bairro.


Na interação com as crianças o vereador Fausto Rocha falou de sua condição de professor de educação física desde os antigos clubins, que hoje é conhecido por Escola Municipal de Educação Complementar (EMCs). Além de abordar diferentes aspectos da condição do vereador no papel de defensor público ao fiscalizar os atos do Executivo, e conferir de perto como o prefeito municipal aplica os recursos públicos.


Fausto Rocha comentou sobre a abrangência da disciplina de educação física, que vai além de práticas de ginástica e de jogos como voleibol e, sim também mostrar que para o aprendizado pode se usado brincadeiras lúdicas na recreação.


Aos responder os mais de 20 questionamentos feitos pelas crianças, o vereador Fausto informou que está no Magistério há mais de 17 anos e, antes de ser vereador trabalhou no Banco Itaú e no Ministério da Fazenda, em São Paulo.


Sobre o trabalho que mais gosta de fazer, o vereador Fausto Rocha respondeu que gosta dos dois trabalhos, na condição de professor e vereador. Porém destacou a importância do professor na sala de aula, interferindo diretamente na formação do aluno.


Fausto Rocha também respondeu a questionamentos sobre o papel do vereador na observância do uso do dinheiro público; informou que atualmente dá aulas no Antigo Clubin do bairro Piracicamirim; disse que o vereador tem que procurar elaborar projetos que beneficiam o povo; destacou que a comunidade de cada bairro tem que aprender a se organizar para reivindicar melhorias.


Sobre a ajuda do Governo Federal, o vereador Fausto Rocha respondeu que a cidade poderá ganhar através das empresas que passariam a doar 1% (um por cento) do Imposto de Renda a título de estabelecer parcerias em entidades não governamentais, as chamadas ONGS, ou os próprios centros comunitários e associações de moradores que possibilitariam o desenvolvimento de projetos sociais, como os que retiram crianças das ruas.


Ao responder o questionamento de uma criança o vereador Fausto Rocha disse que gostaria de encontrar tempo para fazer mais coisas além de dar aulas e ser vereador. Talvez terminar uma pós-graduação ou fazer o curso de Direito.


Fausto Rocha esclareceu as dúvidas sobre o ganho de um vereador e informou que recebe um salário bruto na ordem de R$ 4.800,00. Porém destacou que vereador não é profissão.


Sobre crianças bagunceiras em sala de aula, o vereador Fausto Rocha disse que cabe ao professor garantir o aprendizado e saber lidar com todo tipo de aluno.


Ao ser questionado sobre o melhor projeto já apresentado na Câmara o vereador Fausto Rocha comentou sobre uma emenda de sua autoria que obrigará a nova empresa a cuidar do lixo da cidade a cada ano colocar 100 tambores para garantir a coleta seletiva, possibilitando a população separar materiais como papel, vidro, plástico e metal.


Fausto Rocha também respondeu a questionamentos sobre o desenvolvimento de projetos que possam beneficiar as crianças do bairro. Também discorreu sobre a importância da preservação do meio ambiente. E, especialmente no uso racional da água, visto que apenas 1% da água do planeta é potável. A recomendação é que as pessoas não lavem calçadas, não deixe a torneira pingando, além de outras medidas que possam reverter no uso racional da água.


O vereador Fausto Rocha encerrou suas considerações ao interagir com as crianças, e defender a criação de outros eventos que envolvam a comunidade local em projetos recreacionistas, bem como ressaltou a organização dos moradores para conquistas sociais.


Fausto Rocha também recomendou que as crianças convidassem seus pais e, toda a comunidade do bairro a se inteirar dos trabalhos que a Câmara de Vereadores realiza em defesa da população. E, que as reuniões camarárias podem ser acompanhadas semanalmente às segundas e quintas-feiras, ao vivo pela Rádio Educativa FM, no prefixo 105,9.


Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.94



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Fausto Rocha

Notícias relacionadas