PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE OUTUBRO DE 2015

Exposição 'Pintar por Pintar' completa 20 anos e será homenageada


Moção de aplausos de Bandeira e Pedro Cruz foi aprovada nesta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos de Bandeira e Pedro Cruz foi aprovada nesta quinta-feira



Os 20 anos de criação da exposição "Pintar por Pintar" serão saudados pela Câmara com a moção de aplausos 186/2015, proposta pelos vereadores André Bandeira (PSDB) e Pedro Cruz (PSDB) e aprovada na 56ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (2). A mostra, realizada anualmente, faz parte de um projeto homônimo, coordenado pela artista plástica e terapeuta da visão Susete Thame Gutierrez, somente com pessoas com deficiência visual parcial ou total.

"O projeto 'Pintar por Pintar' foi criado a partir de experiências próprias. Susete tem visão subnormal, um comprometimento significativo da visão, e encontrou na pintura benefícios. Para ela, cada obra que fica pronta é comemorada como uma vitória", destacam Bandeira e Pedro Cruz, que veem no uso das pinturas abstratas em formas de paisagens e flores uma maneira de as pessoas com deficência superarem seus limites.

Em 2015, a exposição reúne 15 artistas de 20 a 70 anos em 18 trabalhos individuais e 23 coletivos em variadas cores e técnicas, como acrílica sobre tela, mista sobre tela, acrílica sobre lona, mista sobre papel, guache sobre papel e massa acrílica.

Para a produção das telas, são estimuladas a memória visual e a imaginação, utilizando a simbologia de cores criada especialmente para o projeto, com formas geométricas texturizadas e aromatizadas: o amarelo é representado por uma almofada em formato de círculo com aroma de erva-doce, o vermelho tem forma de coração e cheiro de morango, o azul é um retângulo com aroma de anis e o marrom tem forma de minhoca e aroma de canela. Na metodologia do projeto também é usada a música, de modo que as mãos dos artistas "dançam" conforme as canções tocadas.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo André Bandeira Pedro Cruz

Notícias relacionadas