PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE ABRIL DE 2015

Exposição “Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba”


Câmara, Ipplap e Codepac



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A Exposição Itinerante “Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba”, foi idealizada com o objetivo de aproximar a população de seu patrimônio cultural, podendo ser montada nos mais variados locais atendendo aos mais variados públicos.

O material desenvolvido ao longo de oito anos pelo Departamento de Patrimônio Histórico do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba, com o apoio de estudantes de Arquitetura e Urbanismo na confecção dos desenhos, e também de estudantes e profissionais da área de História, foi a base de montagem dos painéis. Cada um deles mostra dois representativos preservados em Piracicaba pelos órgãos Nacional, Estadual e Municipal de Preservação

Para sua realização, foi pesquisado iconografia em arquivos da cidade para a escolha de imagens importantes do ponto de vista histórico, além dos desenhos das fachadas de todos os imóveis e a reunião de informações, como números de decretos e datas de inauguração. Também foram pesquisados dados históricos para produção de textos relacionados aos bens.

O visitante terá privilégio de conhecer um pouco mais da história da cidade e saber da importância em se preservar o patrimônio, como representante legítimo da sua memória.

Texto: Barjas Negri | Marcelo Cachioni - Catálogo da Exposição

Curadoria: Fabio Bragança | Marcelo Cachioni



Texto:  Fábio Bragança


Exposição

Notícias relacionadas