PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2017

Exposição capta alma feminina com esculturas em movimento


"Além do Elo" conta com 21 obras da artista plástica Alayde e vai até 24 de março.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Larissa Nunes (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (2 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes (13 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Larissa Nunes Salvar imagem em alta resolução


A atuação como engenheira agrônoma e ativista se reflete nas obras da hoje artista plástica Alayde. Como na liga entre alumínio e bronze que ela usa e que confere a cada escultura tons prateados e dourados, também é harmoniosa a combinação entre ciência e mulher, em composições que, embora estáticas, parecem estar em constante movimento.

A técnica já rendeu a Alayde, de 85 anos, reconhecimento internacional, como quando, em 2002, teve a escultura "Família" premiada na IV Bienal de Arte Contemporânea de Roma, na Itália. A obra mostra os pais e a filha unidos por seus corpos; porém, o movimento implícito no trabalho sugere "uma menina se desprendendo da família", como descreve a própria autora.

Essa e outras 20 esculturas estão distribuídas pelo hall de entrada do prédio anexo da Câmara e podem ser conferidas até o próximo dia 24. Aberta nesta terça-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, a exposição "Além do Elo" faz parte da programação especial organizada pela vereadora Nancy Thame (PSDB) para celebrar a data.

A parlamentar, que também é engenheira agrônoma, expressou alegria em poder abrir espaço à colega de academia, "pesquisadora de renome internacional e que revolucionou a área com seus estudos" com a soja e a cana-de-açúcar. Nancy comparou o movimento representado nas obras de Alayde à necessidade de a sociedade garantir a liberdade da mulher, sem aprisioná-la ou calar sua voz. "O equilíbrio vem do dinamismo, do deixar fluir", afirmou.

Natural de Alfredo Chaves (ES), Alayde, cujo real nome é Alaides Puppin Ruschell, agradeceu a oportunidade de exibir ao público parte de seu trabalho. "Quando faz uma obra, o artista pensa no dia em que vai poder mostrá-la", revelou a escultora, que se disse realizada com a chance de explicar a concepção por trás de cada composição.

E foi isso o que ela fez, ao percorrer a exposição e tecer comentários sobre as esculturas, como a intitulada "Mãe", de 1998, em que uma figura feminina tem destacado, de um lado, seu ventre e, de outro, os filhos agarrados às suas costas, tal como "uma mulher que os abraça" e, mesmo eles crescendo, "nunca mais os solta".

A abertura da mostra contou com a presença de mulheres que participaram, antes, de uma roda de conversa promovida por Nancy na Câmara. Também prestigiaram o lançamento o vereador Pedro Kawai (PSDB) e o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança, que acredita que o público se surpreenderá com as descobertas reveladas por cada escultura.

SERVIÇO - A exposição "Além do Elo", da artista plástica Alayde, vai até o dia 24 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no hall do prédio anexo da Câmara, na rua do Rosário, 833. A entrada é gratuita.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Exposição Nancy Thame

Notícias relacionadas