PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JANEIRO DE 2007

Euclides Buzetto visita usina de biodiesel em Indaiatuba


O vereador Euclides Buzetto (PT), coordenador do Fórum em Defesa do Rio Piracicaba esteve recentemente em Indaiatuba/SP para conferir o pioneirismo da cidade na imp (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Euclides Buzetto (PT), coordenador do Fórum em Defesa do Rio Piracicaba esteve recentemente em Indaiatuba/SP para conferir o pioneirismo da cidade na implantação do projeto em que a prefeitura municipal, por intermédio do Serviço Autonomo de Água e Esgoto (SAAE) mantém na produção de biodiesel a partir da reciclagem de óleo de cozinha utilizado nas frituras.

O vereador Euclides Buzetto informa que decidiu conhecer o projeto após ser informado que serão instaladas duas usinas de biodiesel em Piracicaba, uma pela Coplacana e outra pela parceria entre Esalq e a Empresa Marchiori. ``Nosso objetivo principal foi tomar conhecimento da logística e buscar subsídios para colaborar com a integração de reciclagem do óleo de cozinha``, disse.

A constatação é que o projeto desenvolvido na cidade de Indaiatuba é pionieiro na produção do biodiesel urbano. A usina foi instalada em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), e terá capacidade ampliada para oito mil litros de óleo por dia.

O projeto utiliza catalizadores de terceira geração (etanol). A tecnologia foi desenvolvida pela Unicamp, que forneceu dois funcionários e um veículo para o projeto. O biodiesel é um combustível limpo e renovável produzido a partir de óleos vegetais, óleo usado de fritura e gordura animal.

O empreendimento funciona desde julho de 2006, em um galpão cedido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), na Vila Brizola (Rua Afonso Bonito, 215).

A usina é considerada semi-industrial, com capacidade para produzir 1.000 litros/dia, em oito horas de trabalho. A produção é considerada biodiesel urbano, por ter como insumo básico o óleo saturado.

Geralmente, o óleo saturado é descartado em ralos de pias de cozinha, o que provoca o entupimento e a proliferação de ratos, baratas e de outros insetos nas redes de esgoto, além de poluir o meio ambiente.

Cada litro de óleo usado de fritura que chega aos rios e mares contamina um milhão de litros de água.

De julho até o final de novembro de 2006, a usina instalada em Indaituba já produziu aproximadamente três mil litros de biodiesel com óleo usado de fritura, doados pela Prefeitura de Santo André e coletados pelo SAAE em restaurantes de Indaiatuba.

Em dezembro, o SAAE lançou uma campanha de esclarecimento sobre a importância da doação do óleo saturado, distribuindo juntamente com as contas de água e afastamento de esgoto, aos cerca de 53 mil hidrômetros ativos na cidade, um folheto explicativo, relacionando os locais onde o óleo saturado poderá ser entregue em garrafas de plástico.

Martim Vieira MTb 21.939
Fotos: Divulgação


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Euclides Buzetto

Notícias relacionadas