PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 17 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE AGOSTO DE 2017

Estrada é denominada de Capitão PM Frederico Ciappina Neto


Projeto de lei 72/2017, da Coronel Adriana, foi aprovado durante a reunião ordinária desta quinta-feira (17)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou o projeto de lei 72/2017 que denomina de “Capitão PM Frederico Ciappina Neto” a Estrada Municipal com início na avenida Francisco Luiz Rasera e término na rua Henrique Brasiliense Pinto de Almeida, no bairro Água Branca. A propositura da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), foi aprovada na 44ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (17). 

Nascido em 28 de agosto de 1935, em Potirendaba-SP, ingressou, em 18 de outubro de 1957, na Guarda Civil do Estado de São Paulo, desta data até 22 de outubro de 1962 foi promovido aos seguintes postos: Guarda Civil de 3ª Classe, 2ª Classe, 1ª Classe, Classe Especial e Classe Distinta.

 Já na Polícia Militar, em julho de 1964, foi transferido para Piracicaba, onde ministrou aulas de trânsito e relações humanas em escolas. O contato com os estudantes e o histórico de vida, com origem em adolescência sem riquezas, foram incentivos a trabalhar pela causa da criança e do adolescente. 

Em março de 1965 retorna a São Paulo. Lá recebe a visita do amigo e comandante da Subdivisão de Piracicaba, Elias Domingos da Silva, ex-vereador e defensor da causa adolescente, que o convence a voltar a Piracicaba e a realizar o sonho de fundar uma guarda mirim. 

Em fevereiro de 1966, a família Ciappina retorna a Piracicaba, onde o patriarca tem a incumbência de organizar e dirigir integralmente a Guarda Mirim Municipal de Piracicaba, atualmente Instituto Formar. O comandante Ciappina assumiu a instituição em 21 de abril de 1966. 

Falecido em 11 de setembro de 2016, Frederico Ciappina Neto foi casado com Lourdes da Conceição Conforto Ciappina, com quem teve os filhos Eduardo, Estevão, Edgar, Ezequiel e Érica. Evangélico, era integrante da Congregação Cristã no Brasil desde 1960, tendo participado, em janeiro de 1963, da construção do templo da Congregação Cristã em Analândia-SP.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas