PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE AGOSTO DE 2017

Estagiários oxigenam rotina do Legislativo


Hoje, 18 de agosto, Dia do Estagiário, Câmara relembra relatos de estudantes que atuam na Casa.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Maíra Rodrigues Bacellar, 27, cursa Jornalismo e é estagiária do Departamento de Comunicação

Maíra Rodrigues Bacellar, 27, cursa Jornalismo e é estagiária do Departamento de Comunicação
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Laura Leite Ferreira, 19, cursa Fotografia e é estagiária do Departamento de Comunicação

Laura Leite Ferreira, 19, cursa Fotografia e é estagiária do Departamento de Comunicação
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Amanda do Amaral Rui, 23, cursa Rádio, TV e Internet e é estagiária do Departamento de Comunicação

Amanda do Amaral Rui, 23, cursa Rádio, TV e Internet e é estagiária do Departamento de Comunicação
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Samanta Caroline Calsa Targher, 26, cursa Direito e é estagiária do Departamento Jurídico

Samanta Caroline Calsa Targher, 26, cursa Direito e é estagiária do Departamento Jurídico
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Henrique Pezzato, 22, cursa Direito e é estagiário do Departamento Legislativo

Pedro Henrique Pezzato, 22, cursa Direito e é estagiário do Departamento Legislativo
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Maíra Rodrigues Bacellar, 27, cursa Jornalismo e é estagiária do Departamento de Comunicação



Entrar no mundo do trabalho esbarra, muitas vezes, em perguntas ingratas: Qual a sua experiência? Onde você já trabalhou? Você só estuda?

A regulamentação dos estágios remunerados, por meio da Lei Federal 11.788 de setembro de 2008, e que trouxe regras claras sobre o estágio de estudantes colaborou para que os estudantes técnicos e universitários de todo país pudessem, com legitimidade, buscar no mercado oportunidade de adquirir na prática o que a teoria lhes oferece em sala de aula.

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, sempre que teve oportunidade, abrigou os jovens em suas atividades pela ciência do quanto a vivência é determinante para a formação de bons profissionais. Isto antes mesmo da Lei do Estágio entrar em vigor, quando circulavam pela Casa os saudosos guardinhas, da Guarda Mirim de Piracicaba (hoje Instituto Formar).

Hoje, todos os departamentos contam com a presença destes jovens que, com sua alegria, motivação e entusiasmo oxigenam o ambiente das atividades parlamentares. Forjados pela tecnologia e aptos a acompanhar com dinamismo o fluxo das informações, contribuem de maneira significativa para a atualização dos olhares dos gestores da Câmara, seja no aspecto dos anjos sociais, sejam na necessária modernização dos processos administrativos.

"A relação que criamos com estes jovens é tão intensa que é como se fossem nossos filhos. Como pais e mães, servidores se preocupam com uma formação ética e produtiva, focada na expansão da criatividade e no comportamento colaborativo. Temos orgulho de ser um dos locais mais procurados da cidade para se estagiar", afirma Kátia Mesquita, diretora administrativa da Casa e responsável pela gestão dos estagiários.

Recentemente, a Câmara de Vereadores contou algumas histórias destes estudantes, já com comportamentos de profissionais formados, e a importância que esta passagem pela Casa figura para eles.


Pedro Henrique Pezzato, 22, nascido em Piracicaba, estudante de Direito pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e atua no Departamento Legislativo, diz que no momento em que recebeu a oportunidade de estagiar na Câmara não pensou duas vezes. "Estou aqui há quase dois anos e tenho certeza que tomei a decisão correta. Trabalho em um ambiente que facilita o aprendizado, cercado de boas pessoas, sempre dispostas a ensinar. Além do trabalho na minha área de estudo, a Câmara me propicia o contato com outras áreas, o que agrega à minha formação. Sou muito grato pela experiência e não tenho dúvidas que o trabalho na Câmara abrirá muitas portas no futuro", disse.

Amanda do Amaral Rui, 23, nascida em Avaré-SP, atualmente faz o curso de Rádio, TV e Internet na Unimep e atua no setor da Ata Eletrônica do Departamento de Comunicação, relata que começou a estagiar há quase dois anos e, desde então, pôde aprender muito. "A Câmara é um ótimo ambiente de trabalho, oferece estrutura e profissionais qualificados que auxiliam no aprendizado. Além de aprender sobre a área do audiovisual, pude aprender bastante sobre relacionamento interpessoal, visto que estou sempre em contato com pessoas diferentes em diversos ambientes. Na escolha do estágio levei em consideração o ambiente, as pessoas e o que poderia agregar na minha vida profissional e, sem dúvida, depois desse estágio estarei melhor preparada para o mercado de trabalho", disse.

Laura Leite Ferreira, 19, piracicabana, cursa Fotografia na Unimep e atua no Departamento de Comunicação, fala da importância de se estagiar na Câmara. "É uma oportunidade enorme, não só por poder conviver e experimentar como funciona a Casa de Leis, mas por poder conhecer grandes profissionais dentro da minha área. Quando recebi a oportunidade de estagiar aqui, há um ano e meio, não imaginei que seria um prazer fazer parte da equipe de Comunicação e aumentar ainda mais o amor pelo fotojornalismo. No dia a dia, aprendi e ainda aprendo muito com os profissionais que fazem parte da Casa, seja pelos elogios, pela dúvidas tiradas e até mesmo pelas críticas, e posso dizer que eles têm me ajudado a crescer profissionalmente e pessoalmente, me dando mais segurança e conhecimento para poder atuar nesta área que sempre fui apaixonada", disse.

Maíra Rodrigues Bacellar, 27, natural de Itanhandu-MG, estuda Jornalismo na Unimep e trabalha no Departamento de Comunicação. "Estagiar na Câmara sempre foi algo que desejei muito, mas parecia sonho distante. Quando consegui, me senti completamente realizada, e assim vem sendo ao longo de todo esse ano de muito aprendizado. O trabalho que faço na Casa me dá a sensação de contribuir com a qualidade das informações que são levadas à população. Direcionar minha experiência como estagiária ao Legislativo, a princípio, foi pela curiosidade e vontade de entender como funcionava a Casa de Leis. O aprendizado diário fez com que essa experiência se tornasse uma paixão. Ter a oportunidade de conviver e aprender com os excelentes profissionais me dá segurança de, ao final desta experiência, sentir que estou preparada para o mercado de trabalho. Todo acompanhamento, sugestão, crítica, oportunidade e correção fazem diferença no meu processo de transformação, pessoal e profissional. Além de agregar infinitamente à profissão que escolhi e ser parte fundamental da minha formação, o estágio na Câmara me faz sentir completa e ter a certeza de que estou no caminho certo", relatou.

Samanta Caroline Calsa Targher, 26, nascida em São Pedro-SP, cursa Direito na Unimep e atua no Departamento Jurídico. "Sempre soube da importância do estágio na vida acadêmica e hoje me sinto extremamente feliz em cooperar e aprender no Departamento Jurídico desta Casa de Leis. Estou aqui há um ano e tenho certeza de que estou ao lado de grandes profissionais que me auxiliam no dia-a-dia. Tenho adquirido muito conhecimento e atitudes relacionadas ao meu curso. Sou grata por tudo, tendo a certeza que meu estágio vai abrir novos horizontes na minha trajetória profissional", disse.



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Câmara

Notícias relacionadas