PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE AGOSTO DE 2007

ESCOLARES PARTICIPAM DA 9.ª SEMANA DA PIPA


Chega de mortes provocadas por pipas. Alunos de escolas estaduais de Piracicaba e integrantes da Guarda Mirim participam, a partir de hoje (06/08), da 9.ª Semana Ed (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Chega de mortes provocadas por pipas. Alunos de escolas estaduais de Piracicaba e integrantes da Guarda Mirim participam, a partir de hoje (06/08), da 9.ª Semana Educativa - Pipas Sem Mortes, que se realiza durante toda a semana na Câmara de Vereadores. Durante a manhã e tarde de hoje, mais de 400 escolares lotaram o Salão Nobre da Câmara, Helly de Campos Melges, na solenidade de abertura e nas atividades do primeiro dia da Semana Educativa. O encerramento acontece na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, com festividades, no entorno da Rua do Porto.

A Semana Educativa - Pipas Sem Mortes foi instituída pelo ex-vereador Luciano Júnior (PMDB). O evento deste ano foi requerido pelo presidente do Legislativo, vereador João Manoel dos Santos (PTB).

PALESTRA 

Durante o evento, as crianças assistem palestras e vídeos. O palestra de hoje foi proferida por Valdecir Correr, representante da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Ele discorreu sobre o surgimento e a atual prática da soltura das pipas. Segundo ele, foram os orientais, principalmente chineses e japoneses que inventaram a pipa, há mais de dois mil anos. As pipas continham orações que eram elevadas aos deuses como forma de pedidos e agradecimentos. A CPFL também esteve representada por Tiago Santo Andre, que destacou a importância de informações sobre a prática de soltura de pipas. 

O Sargento Cleto, do 16.º Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, informou que os escolares conhecerão as novidades, em termos de orientações, no alerta sobre os perigos das pipas. O secretário de Esportes, Pedro Mello, foi representado por Alexandre Nacimento na solenidade de abertura da Semana.


PARTICIPANTES

Associação Guarda Mirim - EE José Pousa de Toledo - EE Prof. Hélio Nering - EE Prof. Antonio de Mello Cotrim - EE Barão do Rio Branco - EE Prof. Eduir Benedito Scarpari - EE Francisco Mariano da Costa e EE Dr. João Sampaio.


Decreto Legislativo


O decreto que institui a Semana Educativa - Pipas Sem Mortes é de autoria do ex-vereador Luciano Júnior (PMDB). Pelo projeto, o evento transcorre anualmente no mês de agosto, na Câmara.

A semana deverá ser organizada pelo Departamento Administrativo/Financeiro, que deverá convidar todas as escolas do município para atividades que incluam informações e orientações a respeito do modo correto de utilização de pipas, fotos, palestras com representações do Corpo de Bombeiros e CPFL, reforçando o modo perigoso da má utilização da pipa e da linha cortante.

O projeto também contempla orientações sobre o lado lúdico das pipas com sua utilização correta e montagem de oficinas de pipas. Além de organizar um concurso e uma exposição de pipas.

Martim Vieira MTB 21.939 e Vitor Ribeiro MTB 21.208
Fotos: Davi Negri MTB 22.946 e Rogério de Oliveira 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas