PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2017

‘Escola' abre inscrições para curso de Técnico Legislativo


Iniciado no último dia 11, período de cadastramento segue até as 15 horas do próximo dia 12 de maio.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba está com inscrições abertas para o curso Técnico Legislativo, realizado a partir de convênio de cooperação técnico-educacional com o Centro de Paula Souza/ETEC Prof. Cel. Fernando Febeliano da Costa. Iniciado na terça-feira (11), o período de cadastro segue até as 15 horas do próximo dia 12 de maio. 

O curso desenvolve as seguintes competências, quanto à gestão de atividades legislativas: 1) analisar técnicas e processos de operacionalização dos fluxos de trabalho em instituições legislativas e escritórios de advocacia – atendimento ao público, cumprimento das determinações legais, expedição de documentos, registro de informações, arquivos de processos e de documentos; 2) identificar formas de organizar atividades em instituições legislativas e escritório de advocacia, participando de metodologias operacionais e da divulgação de normas; 3) identificar normas disciplinadoras do funcionamento de instituições legislativas e jurídicas e dos processos a elas concernentes; e 4) avaliar a importância de documentos gerenciais e de informações técnico-administrativas, operacionalizando o trâmite. 

Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo, explica que a parceria entre a Câmara e o Centro Paula Souza proporcionará “ganho muito significativo” à região de Piracicaba. “O curso é muito amplo, não só a cidade, mas a região de Piracicaba ganhará muito no que tange à gestão pública, pois estamos formando profissionais que vamos utilizar depois”, destacou a vereadora. 

A partir do curso, o profissional poderá executar serviços de suporte e apoio técnico-administrativo em câmaras municipais e em comissões legislativas, compor o setor de recursos humanos e departamentos administrativos ou jurídicos em empresas de diversas naturezas. Além disso, o estudante aprenderá a executar triagem, analisar e elaborar documentos administrativos e legislativos, como correspondências oficiais, processos e contratos, proposições e projetos de lei. 

“O técnico legislativo é responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos técnicos, pesquisa informações pertinentes à área legislativa, além de prestar atendimento ao público”, ressalta a vereadora Nancy Thame.

Segundo o diretor da ETEC, Klauber José Marcelli, Piracicaba é a primeira cidade do interior a receber o curso. “É uma das grandes ações de nossa gestão e ratifica o excepcional relacionamento que a Escola Industrial de Piracicaba tem com a Câmara", disse. "O convênio celebra a preocupação que os vereadores tem em qualificar os cidadãos."

O curso terá início em agosto, com duração de três semestres, e carga horária de 1450 horas. As aulas serão ministradas na Câmara de Vereadores de Piracicaba, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30.

Os interessados poderão se inscrever no site http://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/curso.asp?c=1389  Os pré-requisitos para participação no curso são: ter concluído ou possuir certificado de conclusão ou apresentar declaração de matrícula na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. O vestibulinho será realizado no dia 11 de junho.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas