PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE AGOSTO DE 2017

Erler quer informações sobre o Centro Dia do Idoso


Parlamentar apresentou requerimento de urgência nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele solicita o investimento mensal do município para o funcionamento da unidade



Informações sobre o funcionamento do Centro Dia do Idoso – Irmã Maria Luigia Moschini, no bairro Água Branca, são solicitadas pelo vereador Matheus Erler (PTB), no requerimento 537/2017, aprovado em regime de urgência nesta quinta-feira, 24, na 46ª reunião ordinária.

Erler solicita que a prefeitura responda quantos idosos o Centro Dia do Idoso atende diariamente, se há fila de espera e quantas pessoas aguardam atendimento, e qual o corpo de profissionais que atua diariamente, especificado por profissão e função.

O parlamentar pergunta ainda sobre quais estão sendo os critérios utilizados na escolha dos idosos atendidos, o investimento mensal realizado pelo município para o funcionamento da unidade e a justificativa para a construção no bairro Água Branca.

O requerimento menciona dados nacionais sobre o envelhecimento da população brasileira. Entre 2005 e 2015, a proporção de cidadãos de 60 anos ou mais passou de 9,8% para 14,3%, segundo o estudo Síntese de Indicadores Sociais (SISI): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Em contrapartida, caíram as proporções de crianças de 0 a 14 anos e de jovens de 15 a 29 anos, demonstrando a tendência do envelhecimento demográfico. 

Segundo o vereador, que utiliza-se de dados de 2013 do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), a população idosa da cidade era de 50.623 cidadãos naquele ano, um crescimento de 231,5%, já que em 1980 a terceira idade era composta por 15.264 habitantes.

“Apesar do aumento ser justificado pela melhora na qualidade de vida da população, o número de idosos que vivem em situação de pobreza ou de maus tratos ainda é grande. A longevidade da população é uma grande conquista, porém é necessário pensar em políticas públicas e ações governamentais que garantam os direitos básicos destas pessoas”, diz Erler.

Sobre o Centro Dia do Idoso, o requerimento apresenta ainda dados sobre a sua criação pela prefeitura, em 2014, quando R$ 760 mil foram investidos pelos governos estadual e municipal. A capacidade de atendimento é de 50 pessoas cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia. Ao final da tarde, os idosos voltam para casa, sem perder os vínculos familiares.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas