PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2019

Equipe médica de cooperativa será reconhecida por 1ª cirurgia cardíaca


O procedimento durou aproximadamente 3 horas. A técnica selecionada reduz riscos de infecção, distúrbios de coagulação sanguínea, disfunção renal e/ou hepática.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (25).



A moção de aplausos 66/2019 será entregue à equipe médica do Hospital Unimed Piracicaba, pela realização da primeira cirurgia cardíaca da unidade. O procedimento durou aproximadamente 3 horas e a técnica selecionada reduz riscos de infecção, distúrbios de coagulação sanguínea, disfunção renal e/ou hepática.

A iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS), a propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (25), na 22ª reunião ordinária da Câmara. 

A equipe é composta pelos médicos cardiologistas Antônio Amauri Groppo, Rafael Angelo Tineli e Roberto de Campos e pelos médicos anestesiologistas Thaís Machado e Itamar Curti. Eles realizaram a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio em um paciente de 78 anos, portador de doenças coronariana obstrutiva.

O Hospital Unimed Piracicaba, neste procedimento, através do seu presidente Carlos Alberto Joussef, que apontou o comprometimento e a visão humanizada que seus profissionais possuem, como, equipe multidisciplinar alinhada, treinada, e, em sintonia, garantem os resultados positivos e o sucesso nos procedimentos.

Com a implantação da Unidade do Coração, o procedimento completa a linha de cuidado cardiológico planejada pela diretoria da instituição médica, também conhecida como ponte de safena. A cirurgia cardíaca é um procedimento que utiliza um segmento da artéria ou veia para desviar sangue da aorta para artérias coronárias.

Outro ponto relevante é que a maioria desses procedimentos é feita com a circulação extracorpórea, ou seja, com auxílio de equipamentos que substitui as funções do coração e o pulmão durante a cirurgia. Em alguns casos, é realizado com o coração do paciente batendo e o pulmão funcionando normalmente.

A moção será encaminhada aos médicos Antônio Amauri Groppo, Rafael Angelo Tineli, Roberto de Campos, Thaís Machado, Itamar Curti e o Carlos Alberto Joussef, presidente do Hospital Unimed Piracicaba. 



Texto:  Fernanda Rizzi


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas