PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE SETEMBRO DE 2014

Encerrada a 15ª Semana Educativa de Prevenção às DSTs/AIDS


Com a palestra da enfermeira da Saúde, Ermelinda Esteves, o presidente da Câmara João Manoel dos Santos encerrou o evento nesta quinta-feira (25)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Suelen Faria (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

João Manoel dos Santos conversando com os alunos

João Manoel dos Santos conversando com os alunos
Foto: Suelen Faria (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Conteúdo projetado no telão

Conteúdo projetado no telão
Foto: Suelen Faria (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Enfermeira Ermelinda Esteves, da Secretaria Municipal de Saúde

Enfermeira Ermelinda Esteves, da Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Suelen Faria (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Importância da prevenção

Importância da prevenção
Foto: Suelen Faria (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Coordenador da escola Valdemar de Camargo e o vereador João Manoel dos Santos

Coordenador da escola Valdemar de Camargo e o vereador João Manoel dos Santos
Foto: Suelen Faria (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Ermelinda sendo homenageada por colaborar na Semana

Ermelinda sendo homenageada por colaborar na Semana
Foto: Suelen Faria Salvar imagem em alta resolução

João Manoel dos Santos conversando com os alunos



"Quem conhece as DSTs"? Essa foi a primeira pergunta da enfermeira Ermelinda de Fátima Esteves endereçada aos alunos da oitava série da escola estadual Hélio Nehring, durante palestra da 15º edição da Semana Educativa de Prevenção às DSTs/AIDS, ocorrida, hoje à tarde (25), no bairro São Jorge. De iniciativa do presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB),  o evento tem a finalidade de conscientizar os estudantes sobre os riscos de se contaminar pelas DSTs/AIDS por meio do sexo sem preservativo. A abertura da Semana ocorreu na escola estadual Eduir Scarpari, no Jardim Alvorada, na última segunda-feira (22), e o encerramento se deu, hoje, com a participação de 50 jovens.

Ermelinda apresentou, no telão, as mais diversas doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, condiloma, aids entre outros exemplos. "O objetivo é a prevenção", disse a enfermeira. "As doenças sexualmente transmissíveis não aparecem externamente e, sim, internamente. Não dá para saber se a pessoa tem ou não alguma doença", explicou a palestrante. "Por isso é fundamental o uso do preservativo (camisinha) seja ela masculina ou feminina". A profissional da Saúde orientou os estudantes a manter um diálogo antes do contato sexual. "Conversem, primeiramente, antes da relação, pois é importante que vocês conheçam um pouco o parceiro ou a parceira".

O coordenador do colégio, Valdemar de Camargo, salientou a importância da palestra para "esclarecer a juventude". Já o vereador João Manoel contou que visitou a organização não governamental Caphiv (Centro de Apoio aos Portadores do Vírus HIV/AIDS) e saiu emocionado de lá. "O Caphiv fica em frente ao Lar Betel e muitas pessoas recebem tratamento para combater a aids, porém a população olha com preconceito; e são justamente essas pessoas que precisam do nosso amor. Eu chorei ao ver o estado dos pacientes", relatou o parlamentar.

A Semana Educativa de Prevenção às DST/AIDS foi criada, em 1999, por meio de decreto legislativo proposto pelo então vereador Ademar do Carmo Luciano Júnior. Uma vez ao ano, são realizadas palestras e exposições nas unidades de ensino com o objetivo de orientar os alunos sobre a importância de se utilizar o preservativo nas relações sexuais para prevenir às DST/AIDS e gravidez precoce. Após o término do mandato de Luciano Júnior, o evento passou a ser apresentado pelo vereador João Manoel dos Santos.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Saúde João Manoel

Notícias relacionadas