PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE SETEMBRO DE 2017

“Empoderamento Feminino” será encerrado na Usina de Inovação


O encerramento, no bairro Monte Alegre, contará com a participação de diversas mulheres de segmentos sociais e atividades profissionais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução

CORONEL ADRIANA CRISTINA SGRIGNEIRO NUNES

CORONEL ADRIANA CRISTINA SGRIGNEIRO NUNES
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 13) Salvar imagem em alta resolução

CRISTIANE BERENICE MACEDO SILVA

CRISTIANE BERENICE MACEDO SILVA
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução

TELMA REGINA DE PAULA SOUZA

TELMA REGINA DE PAULA SOUZA
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução

TSAI SIU MUI

TSAI SIU MUI
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução

NANCY THAME

NANCY THAME
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução

MAYRA KRISTINA CAMARGO

MAYRA KRISTINA CAMARGO
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução

COMANDANTE LUCINEIDE APARECIDA MACIEL CORRÊA

COMANDANTE LUCINEIDE APARECIDA MACIEL CORRÊA
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução

JOCELEM MASTRODI SALGADO

JOCELEM MASTRODI SALGADO
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução

GI BACCARIN

GI BACCARIN
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução

DENISE MARIA GÂNDARA ALVES

DENISE MARIA GÂNDARA ALVES
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução

BEBÉ SALVEGO

BEBÉ SALVEGO
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução

ALAYDE PUPPIN RUSCHELL

ALAYDE PUPPIN RUSCHELL
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 13) Salvar imagem em alta resolução

ODAIR JORGE DEMARCHI DEMARCHI

 ODAIR JORGE DEMARCHI DEMARCHI
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

TSAI SIU MUI



Nesta terça-feira (05), as alunas do curso “Promovendo a Inclusão e o Empoderamento Feminino”, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara, em parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) participarão do encerramento que será realizado na Usina de Inovação, no bairro Monte Alegre.

O último encontro contará com a participação de dez mulheres de diversos segmentos sociais e atividades profissionais que abordarão a temática “Relatos de Experiência Profissional e Trajetória de Vida”.

“Levar o encerramento do curso num espaço criado para divulgar e fomentar as ações inovadoras da cidade, é proporcionar a essas mulheres momentos de reflexões, produção de saberes, numa concepção transformadora e crítica com foco na igualdade de gênero,” afirmou a vereadora Nancy, diretora da Escola do Legislativo.

Os encontros foram oferecidos entre os dias 8 de agosto e 5 de setembro e debatidos temas como “Gênero, Mulher e o Mundo de Trabalho”, “Direitos Humanos e a não Discriminação”, “Comunicação Estratégica e Gestão Empreendedora Feminina”, ministradas pelos docentes: Profª Drª Marilda Soares, Dr. Artur Soares de Castro, Profª Drª Rosana Borges Zaccaria e Profª Drª Taís H. M. Lacerda.

O encerramento contará com a participação de diversas mulheres de segmentos sociais e atividades profissionais:

ACADEMIA

TSAI SIU MUI - atualmente, exerce a função de diretora do Centro de Nacional de Energia Nuclear CENA/USP. Membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Agronegócio como representante do setor acadêmico-científico do MCTI-DF. Recipiente da Medalha Mérito Científico e Tecnológico, do Prêmio Scopus 2008 e do Prêmio Desafio 2050 no Agronegócio (FAO). Eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências em maio de 2008. É Engenheira Agrônoma (ESALQ/USP) e mestrado e doutorado pela mesma instituição e fez seu Pós-Doutorado pela UC-Davis – EUA.

DENISE MARIA GÂNDARA ALVES – engenheira agrônoma (ESALQ/USP), possui Licenciatura em Agronomia (Universidade Técnica de Lisboa/Portugal), mestrado (ESALQ/USP), Doutorado em Bioquímica (Unesp) e Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências Florestais da ESALQ-USP. Atualmente é pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis na Oca-ESALQ-USP. Trabalha há mais de 20 anos voluntariamente com Educação de Valores para construção de uma Cultura de Paz.

JOCELEM MASTRODI SALGADO -  Atualmente é professora Titular em Nutrição e Alimentos na ESALQ/USP. Tem experiência na área de Ciências dos Alimentos e Nutrição É graduada pela ESALQ/USP, mestrado e doutorado em Agronomia pela USP. Obteve o título de Livre Docente em Nutrição Humana. Orienta trabalhos de pós-doutorado, doutorado e mestrado em nutrição; desenvolve projetos de pesquisa com alimentos que trazem substâncias capazes de prevenir ou controlar certas doenças.

TELMA REGINA DE PAULA SOUZA – atualmente é docente da UNIMEP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Política, atuando nos temas: identidade afrodescendente, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, políticas sociais públicas, ação coletiva, identidade, e controle social. Membro do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba e do Grupo de Trabalho de Saúde Mental no Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba. Possui graduação em Psicologia pela PUC Campinas, mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela PUC São Paulo e doutorado em Estudos Pós Graduados em Psicologia Social pela PUC São Paulo, no qual obteve Bolsa Sanduíche para aperfeiçoar seus estudos e realizar parte da pesquisa na Università degli Studi di Milano.

PODER PÚBLICO

CORONEL ADRIANA CRISTINA SGRIGNEIRO NUNES - Em 2016 foi eleita vereadora com 2.104 votos. Formou-se em 1º lugar no curso de Formação de Soldados da PMESP e em 1990 ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou Bacharel em Administração de Polícia Ostensiva. Graduou-se Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e Mestre em Ciências Policiais e de Ordem Pública em 2009 pela PMESP. Na PM trabalhou no COPOM/SP, no Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, no Comando do Policiamento da Capital e comandou Companhias no 21º BPM/M, 19º BPM/M e 38º BPM/M (Força Tática), todas na Zona Leste da capital paulista. Trabalhou no CPI-9 e comandou o Batalhão de Piracicaba de 2013 a 2014.

NANCY THAME – Eleita vereadora em Piracicaba em 2016. Sua carreira política iniciou em 1995. Diretora do Departamento de Praças, Parques e Jardins do município de Presidente Prudente/SP, Engenheira Agrônoma junto à Companhia Prudentina de Desenvolvimento, Chefe de Treinamento do Centro Nacional de Engenharia Agrícola (CENEA/Ministério da Agricultura).

Foi proprietária da empresa Estado de Sítio Comércio e Paisagismo, Diretora do curso de Agronomia (UNOESTE), É Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP, bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (Presidente Prudente/SP), Pós Graduada em Aperfeiçoamento em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola pela DSE/GTZ (Sociedade Agrícola Alemã), Especialista em Gestão Ambiental pela USP e em Ciência Política pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo- FESSP.

COMANDANTE LUCINEIDE APARECIDA MACIEL CORRÊA –   Comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba. Ingressou na corporação como guarda-civil em 22 de junho de 1992. Em 1998, assumiu como subinspetora e, desde 2012, atuava como inspetora. Em 24 anos de Guarda, realizou trabalhos em diversos setores e grupamentos e, há três, está à frente do setor de Planejamento.

Lucineide é bacharel em ciências jurídicas pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), pós-graduada em polícia comunitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina e possui diversos cursos de capacitação profissional na área de Segurança Pública.

 

OUTROS PROFISSIONAIS

GI BACCARIN - empreendedora, consultora e autora. Seu trabalho foca nas áreas de empreendedorismo, novos negócios, marcas, estratégia e tendências. Sua missão é dar aos negócios de seus clientes chances reais de sucesso no mercado. Costuma usar sua própria vida como laboratório de testes e incentiva outros a também tomarem as rédeas das próprias jornadas nas mãos. É jornalista e especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela USP. Já trabalhou em grandes instituições como a IBM e o SEBRAE. 

ALAYDE PUPPIN RUSCHELL – Atua como engenheira agrônoma e ativista se reflete nas obras da hoje artista plástica Alayde. Como na liga entre alumínio e bronze que ela usa e que confere a cada escultura tons prateados e dourados, também é harmoniosa a combinação entre ciência e mulher, em composições que, embora estáticas, parecem estar em constante movimento. A técnica já rendeu a Alayde, de 85 anos, reconhecimento internacional, como quando, em 2002, teve a escultura "Família" premiada na IV Bienal de Arte Contemporânea de Roma, na Itália. A obra mostra os pais e a filha unidos por seus corpos; porém, o movimento implícito no trabalho sugere "uma menina se desprendendo da família", como descreve a própria autora.

MAYRA KRISTINA CAMARGO – Pedagoga, atua como educadora infantil na Prefeitura do Município de Piracicaba, é titular do Conselho Municipal da Mulher, Promotora Legal Popular, mãe, atriz, voluntária, amiga, se desdobra em ajudar e levar a cultura por todos os cantos da cidade de forma voluntária e gratuita. É agente cultural,tendo participado do Conselho Municipal de Cultura, e militante em defesa dos direitos dos negros, exemplo de trabalho e de quem faz e acontece para ajudar o próximo e, toda a comunidade.

BEBÉ SALVEGO – nasceu no meio musical: ainda pequena já participava dos ensaios e não levantava sequer para comer, sempre encantada e envolvida com os sons. Estudando música com o pai desde os oito anos de idade, a sua formação também conta com aulas de música brasileira, canto lírico e popular, e aulas de inglês, além do apoio da cantora Débora Letícia. No final de 2015, Bebé foi convidada para os programas do Jô Soares, Mais Caminhos e The Voice Kids. Quem conhece essa brilhante cantora sabe que ela respira música. Todo conhecimento musical parte de uma busca própria, tendo como facilitadores a família e o grupo de amigos sempre envolvidos com música.

CRISTIANE BERENICE DE MACEDO SILVA –  formanda em Fisioterapia, pela  Universidade Metodista de Piracicaba, 2017, natural de Piracicaba, oriunda da escola pública, deve a seus pais a valorização pelos estudos e trabalho, além da consciência sobre a importância de luta pelo resgate da valorização do povo negro. Além da formação acadêmica, realizou inúmeros cursos de capacitação profissional, atuando como Agente de Segurança, Auxiliar de Enfermagem e Cuidadora de Idosos. Na Unimep, foi represente discente, no Conselho dos professores, no curso de Fisioterapia, da Facis (Faculdade de Ciências da Saúde), no ano 2015. Ainda na graduação, realizou seu primeiro estudo científico, na área de Ciências do Comportamento, com bolsa do PIBIC - CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), tendo desenvolvido dois trabalhos científicos, um sobre à Plasticidade de células motoras, da medula espinhal, de ratos, após desnutrição proteica e axoniotmese e a outra pesquisa sobre Recuperação morfológica e funcional do nervo isquiático de ratos desnutridos e submetidos à neurotmese. Integrante do Movimento Negro, deixou seu legado em defesa de causas sociais quando passou pelo Hip Hop, em letras e músicas que evocam um novo despertar sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. Ainda registrou atuação em outas instâncias sociais, tendo ingressado no Movimento Rotariano, em 2013, na criação do então Rotary Clube Piracicaba Corumbataí.

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:

ODAIR JORGE DEMARCHI DEMARCHI – artista plástico, curador e membro da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos. É professor na Prefeitura Municipal de Americana. 



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas