PIRACICABA, DOMINGO, 17 DE DEZEMBRO DE 2017 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2017

Em solene na FOP hoje, Kawai destaca 60 anos da Odontologia da Unicamp


Reconhecimento à Faculdade de Odontologia de Piracicaba acontece no salão Nobre da universidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Acontece hoje, a partir das 13h30, solenidade de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB) que vai destacar os 60 anos de fundação da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba). A solenidade acontece no salão nobre da própria universidade, nesta quinta-feira (7), no salão nobre da instituição, à Av. Limeira, 901, no bairro Areião.

Fundada em 4 de julho de 1957, a faculdade é vinculada à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e oferece cursos de graduação e pós-graduação, cursos de extensão e especialização, cursos técnicos e clínica de graduação.

Além da sessão especial da Câmara, a instituição realizará atividades comemorativas durante a quinta-feira, como plantio de árvore comemorativa em homenagem ao aniversário e inauguração de painel fotográfico. A celebração também contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle".

Kawai entregará a homenagem ao diretor da FOP, Guilherme Elias Pessanha Henriques.

Conheça a história da FOP - Fonte http://www.fop.unicamp.br

Em 20 de janeiro de 1955, o Governo do Estado criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba, através da Lei nº 2.956, na qualidade de Instituto Isolado do Conselho Estadual de Ensino Superior. Seu funcionamento foi autorizado através do Decreto Federal nº 41.781 de 04 de julho de 1957, sendo o curso de odontologia reconhecido pelo Decreto Federal nº 50.967 de 17/07/1961. Seu instalador e primeiro Diretor foi o Prof. Dr. Carlos Henrique Robertson Liberalli.

Funcionou como Instituto Isolado Estadual até 1967 e, a partir de 31/01/67, através da Lei nº 9715, Artigo 5º, incorporou-se à Universidade Estadual de Campinas, sob o nome de "FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA" .

Considerada uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupando lugar de destaque em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa, de seus cursos de graduação e pós-graduação, permitindo o aprimoramento técnico e proporcionando aos alunos treinamento adequado em suas clínicas integradas e estágios extramuros. Além disso, tem papel importante na formação de profissionais técnicos através do curso de Técnico em Prótese Dentária.

Paralelamente a suas atividades acadêmicas, suas clínicas de atendimento odontológico oferecem tratamento odontológico de alto nível à população de Piracicaba e região, sendo também um centro de referência para outros Estados do país.

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) tem se destacado como uma das melhoras faculdades do mundo, sendo classificada na 27ª posição na 7ª edição do QS (Quacquarelli Symonds) World University Ranking (2017). Na mesma edição, a Unicamp classificou-se como uma das 50 melhores universidades do mundo (www.qs.com).

Seus recursos humanos constam de 91* docentes (89 da carreira MS e 02 da carreira MST) e por 129* servidores da UNICAMP, contando ainda com funcionários de empresas terceirizadas que atuam na área de vigilância, limpeza e manutenção predial.

Seu corpo discente é constituído por 385* alunos de graduação, 508* alunos de pós-graduação (228 alunos de mestrado e 280 de doutorado), 361* alunos de especialização, 129* de extensão e 58* alunos do curso Técnico em Prótese Dentária.

*dados de março/2017

 

 



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Tópicos: EducaçãoPedro Kawai

Notícias relacionadas