PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE JANEIRO DE 2018

Em livro, Cecílio Elias enaltece atividades promovidas pela Câmara


Ele elenca as ações promovidas pela Casa de Leis em 2017, nas comemorações dos 250 anos de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Thaís Passos (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Exposição Janelas do Tempo

Exposição Janelas do Tempo
Foto: Thaís Passos (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Os repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts

Os repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts
Foto: Thaís Passos (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

O assessor parlamentar Antonio Messias Galdino

O assessor parlamentar Antonio Messias Galdino
Foto: Thaís Passos (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

A obra 250 anos de Caipiracicabanidade

A obra 250 anos de Caipiracicabanidade
Foto: Thaís Passos Salvar imagem em alta resolução

A obra 250 anos de Caipiracicabanidade



Lançado para convidados nesta quinta-feira (18), no Museu Prudente de Moraes, o livro 250 anos de Caipiracicabanidade, do jornalista Cecílio Elias Netto, é uma ode aos encantos da Noiva da Colina e uma memória aos principais acontecimentos locais em 2017. A Câmara de Vereadores de Piracicaba é lembrada na obra, pelas atividades promovidas no ano passado e que comemoraram um quatro de milênio da fundação do município. Na próxima terça-feira (23), às 19h, acontece a sessão de autógrafo aberta ao público, no Armazém 14 do Engenho Central.

O prefácio da obra de 254 páginas tem a assinatura do advogado, jornalista e professor Antonio Messias Galdino, assessor parlamentar no gabinete do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP). Além de ser um dos fundadores do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), órgão que completou 50 anos em agosto, Galdino presidiu a Câmara de 1975 a 1977, no ano de comemoração do bicentenário de Piracicaba, além de ter sido diretor do Departamento Jurídico da Casa.

Logo nas primeiras páginas, Galdino diz que o livro de Cecílio é um misto de poesia e de prosa. Ele relata ter trabalhado com Cecílio no antigo jornal Folha de Piracicaba. “Caminha pela história da cidade como se embalado por asas invisíveis, tudo registrando, mostrando, analisando, traduzindo em palavras simples para que o leitor menos informado e desconhecido se situe com facilidade e segurança”, diz um trecho do prefácio.

Um pouco mais à frente, entre as páginas 68 e 77, Cecílio enaltece a iniciativa dos repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts, profissionais do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara, em organizar a exposição fotográfica Janelas do Tempo, aberta em 31 de julho do ano passado, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Além de reproduzir as imagens que integraram a mostra, o autor traz a relação dos 16 fotógrafos convidados e ainda menciona seus currículos.

Vale lembrar que as fotografias de Negri e Desmonts também ilustram as obras anteriores de Cecílio: Piracicaba que Amamos Tanto, Piracicaba – Um rio que passou em nossa vida e Piracicaba – A Doçura da Terra.

No capítulo 250 anos – Festas & Eventos, a mostra fotográfica é novamente incluída, assim como a sessão solene que a Câmara fez comemorativa dos 250 anos de Piracicaba, presidida por Matheus Erler (PTB).

Cecílio também menciona a solenidade de entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao jornalista Arnaldo Branco Filho, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), ocorrida no Salão Nobre Helly de Campos Melges em 28 de agosto do ano passado.  Branco Filho é coautor de 250 anos de Caipiracicabanidade, ao lado de Marcelo Fuzeti Elias, filho de Cecílio.

Ainda sobre a Casa de Leis, nas páginas 166 e 167, estão listados todos os 23 parlamentares da gestão 2017-2020.

O livro é uma organização do Icen (Instituto Cecílio Elias Netto) e foi impresso com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, por meio do patrocínio da Caterpillar, Hyundai, Romi e Unimed Piracicaba.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Cultura Carlos Gomes da Silva Matheus Erler Pedro Kawai

Notícias relacionadas