PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE OUTUBRO DE 2017

Diretor da Fapesp receberá moção de aplausos


Vereadora Nancy Thame entregará homenagem ao professor Joaquim José de Camargo Engler



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura de autoria da parlamentar foi aprovada nesta segunda-feira



A vereadora Nancy Thame (PSDB) teve a moção de aplausos 149/2017 aprovada pela Câmara na reunião ordinária desta segunda-feira (30). A propositura homenageia o professor Joaquim José de Camargo Engler pela atuação como diretor administrativo da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Engler é natural de Campinas, graduado pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) em 1964 no curso de engenharia agronômica. Quatro anos depois, recebeu o título de doutor em economia aplicada, também pela Esalq. Em 1971, conquistou o PhD em economia agrícola pela The Ohio State University. Ainda obteve o título de livre docente em análise econômica pela Esalq. 

Atuou como professor visitante na área de teoria econômica no Centro de Estudos de Economia Agrária, do Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal, e foi representante da América Latina no Comitê da Associação Internacional de Economistas Agrícolas.

Ergler ocupou o cargo de diretor da Esalq, de coordenador do campus e prefeito do campus Luiz de Queiroz, além de diretor do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura). Foi também um dos idealizadores e diretores da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz).

A trajetória profissional destacada garantiu a Engler diversas homenagens, como a medalha de mérito cientifico Prof. Dr. Walter Radamés Accorsi, do Clube dos Escritores de Piracicaba e a medalha paulista do Mérito Cientifico e Tecnológico, do Governo do Estado de São Paulo.

Em 1980, ocupou o cargo de coordenador da Fapesp na área de ciências agrárias. Entre 1988 e 1993, foi membro do Conselho Superior da Fundação e depois assumiu o cargo de diretor administrativo, no qual atua até agora. 



Texto:  Débora Bontorim Saia
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas