PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE DEZEMBRO DE 2006

Direitos Humanos: Casa do Amor Fraterno recebe o Prêmio Madre Tereza de Calcutá/2006


Reunião solene transcorrida na noite desta terça-feira (12), no salão nobre da Câmara, Helly de Campos Melges, às 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, can (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


Reunião solene transcorrida na noite desta terça-feira (12), no salão nobre da Câmara, Prof. Helly de Campos Melges, às 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net e pela rede mundial de computadores, a internet, no site www.camarapiracicaba.sp.gov marca em Piracicaba a 7.ª versão da entrega do Prêmio Madre Tereza de Calcutá, que neste ano contemplou a entidade Casa do Amor Fraterno, onde foram parabenizados: Rafael D´Abronzo (presidente), acompanhado por sua esposa, a vice-presidente, Elenice D`Abronso.

O segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Francisco Edilson dos Santos, o Chico da Água (PSB) fez a leitura bíblia exortando o livro dos Salmos (133), capítulos 1 ao 3, onde a mensagem divina nos mostra o quão bom e consoável é que os irmãos vivam em união.

O vereador José Luiz Ribeiro (sem partido) falou na condição de relator da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e, comentou sobre o passamento da mãe do vereador Storel que também se chama Tereza que partiu desta vida num dia tão especial.

Ribeiro discorreu sobre os parâmetros que a Comissão de Direitos Humanos teve na escolha da entidade merecedora do prêmio. E, finalizou suas considerações apresentando uma oração de vida, escrita por Madre Tereza de Calcutá.

A representante do prefeito Barjas Negri (PSDB) e da secretária municipal do Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, a assitente social Carmen Gorestein destacou a importância da premiação onde se contempla uma entidade que luta em prol dos desvalidos e, que contam com uma equipe superior a 200 pessoas que atuam voluntariamente na defesa de causas sociais.

Já o autor da propositura, o vereador Antonio Oswaldo Storel falou no final da solenidade da importãncia do prêmio. Lembrou da situação da perda de sua mãe, além de agradecer a todos que contribuiram para a realização da solenidade. E, desejou feliz Natal a todos.

No discurso principal da noite o vereador Storel também lembrou da importância da humanidade reverenciar o dia 10 de dezembro, quando em 1948 foi instituído o Dia Internacional dos Direitos Humanos cujos preceitos recoa em todo o mundo ainda hoje.

Antonio Storel também reportou-se à solenidade transcorrida na Assembléia Legislativa, no último dia 08 quando participou o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos.

Elenice D`Abronzo, vice-presidente da Casa do Amor Fraterno agradeceu a homenagem recebida pela Câmara.

A seqüência da solenidade também comportou a apresentação do Coral da Casa do Amor Fraterno, que interpretou: Arme um Belo Pinheirinho, Vamos juntos à Belém e o Natal do Cebolinha, além de interpretar Doze Anjinhos, Feliz Seja o Seu Natal e Paz.

Também participaram da solenidade o vereador André Bandeira (PSDB). Além dos delegados de polícia João José Dutra e João Batista de Camargo.

PRÊMIO

O prêmio foi instituido na Câmara em função da Resolução nº 10 de 26 de Novembro de 1998. E, homenageou este ano a Casa do amor Fraterno (CAF), instituição fundada em 18 de março de 1995 e que atua no Bairro Jardim Novo Horizonte, em nossa cidade.

A Comissão permanente de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara é a responsável por analisar as indicações apresentadas por vereadores, entidades e cidadãos até o prazo legal de 31 de outubro.

A Comissão se reuniu nesta segunda-feira de manha (06/11) e entre as várias entidades e pessoas, todas meritórias, resolveu escolher a CAF.

Com 11 anos de existência a entidade, que tem sua sede situada na Rua João Zílio, 278 e 280, ( antiga rua 06) no Bairro Jardim Novo Horizonte, atua oferecendo à comunidade diversos cursos tais como: cursos de gestantes, informática, corte e costura, corte de cabelo, balé, crochê, tricô, bordado, pintura em tela e tecido, trilha ecológica, inglês, sapateado, artesanato, garçom, capoeira, futebol, e música onde mantém uma fanfarra que conta com cerca de 100 instrumentos; oferece ainda: cursos de reforço escolar e trabalhos lúdicos, mantém uma biblioteca e uma brinquedoteca, além de oferecer atendimento médico, prevenção odontológica e farmácia às crianças atendidas.

Conta com a ajuda de mais de 200 voluntários, profissionais
das mais diversas áreas, que atuam, cada qual contribuindo de forma diferenciada para oferecer qualidade de vida e cidadania às crianças, adolescentes e adultos residentes naquele bairro e proximidades.

A cada dia novos voluntários abraçam a idéia e novas propostas são incorporadas às já existentes, criando oportunidades a colaboradores e participantes dos programas.

A Construção da sede própria, iniciada em 2001 e inaugurada em 13 de abril de 2002, é uma alegre realidade no Bairro Jardim Novo Horizonte, constituída na sua grande maioria de famílias de baixa ou quase nenhuma renda.

A obra foi viabilizada com recursos obtidos nas participações em festas (Festas das Nações - Barraca Francesa), jantares, rifas e doações particulares.

Nos 1.200 (hum mil e duzentos) metros quadrados de área construída aninham-se: Biblioteca, sala de jogos, computação, quatro consultórios médicos e dentários, farmácia, bazar, cozinha planejada, sala de aula, auditório e sala de espera para atendimento.

``O mais importante é a filosofia de trabalho da entidade que acredita na mudança de consciência das práticas assistencialistas para uma prática desafiadora e mais abrangente onde a pessoa humana assistida é colocada como cidadã ativa, na busca do seu próprio desenvolvimento. Assim, são garantidos os Direitos Humanos fundamentais a todos os que buscam na Casa do Amor Fraterno a oportunidade de desenvolvimento pleno e que hoje atinge perto de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos`` consideram os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara.

Martim Vieira MTb 21.939
Fotos: Davi Negri MTB 20.499


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Antonio Storel

Notícias relacionadas