PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE SETEMBRO DE 2017

Diante da falta de moedas, Erler quer que parquímetros aceitem notas


Atualmente, sistema mantido pela Estapar só aceita o pagamento em moedas, nas máquinas, e via aplicativo, com a compra de créditos por cartão, pelo celular.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Erler foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira



Quem costuma estacionar o veículo em vagas em que há cobrança de zona azul provavelmente já se viu sem moedas suficientes para pagar o parquímetro em Piracicaba. Não é à toa: segundo o Banco Central, uma em cada três moedas está fora de circulação no país porque parte da população prefere guardá-las em casa.

Os efeitos dessa prática antiga no dia a dia de quem precisa de "dinheiro trocado" levou a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) a lançar uma campanha para incentivar consumidores a utilizarem moedas em compras pela cidade.

No entanto, como as dificuldades para quem precisa pagar o parquímetro persistem, o vereador Matheus Erler (PTB) apresentou o requerimento 570/2017, em que questiona o Executivo municipal se é possível que as máquinas de cobrança passem a aceitar também notas de Real.

O parlamentar lembra que a tecnologia já está presente em diversos lugares ––atualmente, o sistema mantido pela Estapar no município só aceita o pagamento em moedas, nas máquinas, e via aplicativo, com a compra de créditos por cartão, pelo celular.

Erler ressalta que, diante da quantidade insuficiente de moedas em circulação, muitos motoristas acabam, justamente pela falta delas, deixando seus veículos estacionados em situação irregular, sem pagar a tarifa pelo tempo em que ficaram parados na vaga. A porcentagem de consumidores que passam por essa situação é, aliás, a segunda pergunta do requerimento aprovado na 51ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (14).



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas