PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE OUTUBRO DE 2016

Dia do Cirurgião-Dentista é celebrado na Câmara de Vereadores


Solenidade é de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) e aconteceu na noite desta sexta-feira (21)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (9 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (10 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (11 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (12 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (13 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (14 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (15 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) homenageou quatro profissionais dentro da comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, em reunião solene na noite desta sexta-feira (21), no salão nobre Helly de Campos Melges, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “A importância deste reconhecimento é que ele nasce dentro da própria categoria, responsável por escolher os profissionais”, enfatizou o parlamentar. 

Paiva lembrou que, ao longo do tempo, a Odontologia se desenvolveu de maneira muito eficaz no tratamento bucal, sempre buscando novidades tecnológicas e contribuindo para a crescente demanda por qualidade de vida no País. Demonstrou, no entanto, a sua preocupação quanto à PEC 241, que congela investimentos públicos no Brasil por 20 anos, sobretudo áreas sociais, o que afetará diretamente políticas públicas na saúde. 

“Temos que demonstrar esta preocupação, porque é algo que afetará sobremaneira o financiamento dos serviços públicos no País, o que incluirá a saúde, atingindo diretamente ações que preservam e estimulam a saúde bucal”, disse, ao registrar a presença, na solenidade, do coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Arlindo Azeredo Filho, que representou o prefeito Gabriel Ferrato (PSB). O espaço é responsável por implementar o atendimento público no município. 

Wilson Chediek, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, destacou a necessidade dos profissionais da área médica em atuar politicamente, “fazer a política com ‘p’ maiúsculo”, disse, “porque às vezes a própria população está distante desta ação política, mas ela é fundamental para desenvolver as ações do poder público”. 

Representando a Prefeitura de Piracicaba, Arlindo Azeredo Filho, do CEO, disse que, apesar de todos os desafios da profissão de cirurgião-dentista, todo profissional da área acaba se dedicando de maneira vocacional, porque entende a importância da atuação. 

HOMENAGEADOS – Foram reconhecidos pela categoria os profissionais Guilherme Elias Pessanha Henriques, diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, a FOP, ligada à Universidade de Campinas (Unicamp); Nilton Mescolótti, diretor do Sindicato dos Odontologistas; Nanci Catandi Perrone, vice-presidente da APCD; e Reinaldo Salvego, diretor do Museu da Odontologia. Todos foram escolhidos a partir de votações realizadas dentro de cada uma as entidades das quais eles atuam. 

Ao discursar em nome dos homenageados, Guilherme Henriques fez um breve apanhado histórico da profissão, que remonta desde os tempos da Mesopotâmia, primeira civilização da História. Ressaltou, ainda, a importância de acontecimentos como a da anestesia, nos Estados Unidos, em 1846, e a separação da Odontologia do restante das especialidades da Medicina, no fim do Império no Brasil, em 1884. 

“Tenho certeza que todos aqui, se tivessem a oportunidade de escolher novamente qual profissão seguir na vida, escolheriam novamente a de cirurgião-dentista”, disse. 

A solenidade contou ainda com a presença de Cesar Roberto Schmidt, presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região; Cláudio Zambelo, que representou o presidente da Acipi, Paulo Checoli; Sandra Furlan, secretaria-geral da APCD; e Flávio Aguiar, coordenador do curso de graduação da FOP/Unicamp. 

O violonista Mario Camargo fez a participação artística na solenidade. No início, interpretou, em voz e violão, a música Amizade Sincera (Renato Teixeira) e, ao final, cantou É Preciso Saber Viver (Roberto Carlos).



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Homenagem José Paiva

Notícias relacionadas