PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE FEVEREIRO DE 2014

DER atende pedido de Dirceu Alves para conter erosão na SP 304


Equipe do departamento desobstruiu tubulação de captação de água da chuva na altura do Km 176,5 da estrada Geraldo de Barros



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atendeu pedido do vereador Dirceu Alves da Silva (PROS) para realizar a obstrução de uma galeria de águas pluviais na altura do Km 176,5 da rodovia Geraldo de Barros (SP 304), que Piracicaba a São Pedro. Mesmo em um período de estiagem, a situação ocasionava problemas aos moradores da região e ameaçava a estrada, já que causava erosão no sistema de vazão de águas da chuva.

“Já havia cinco anos que apontávamos este problema, finalmente agora, depois da intervenção do vereador Dirceu, a equipe do DER está aqui realizando este trabalho de desobstrução da manilha”, explica Miguel Salvador do Nascimento, que há 34 anos tem um rancho nesta região.

No subsolo deste terreno de quase 2 mil metros quadrados, localizado às margens do Rio Piracicaba, passa tubulação para captar água de chuva oriunda de grande área de canavial do lado direito da rodovia. Como a tubulação estava obstruída, a água acumulava-se, causando erosão em torno do sistema de manilhas e na estrada, que poderia afundar se continuasse a aumentar. 

“Com a obstrução da rede de tubulação, temos mais tranqüilidade em relação ao problema que deverá estar solucionado”, acredita Miguel. Ele lembra que, mesmo neste período com baixa incidência de chuvas, a casa do rancho de sua propriedade, onde mora a sua mãe, foi alagada no início do ano. “A situação já estava no limite e só não foi pior porque esta época estamos sofrendo uma forte estiagem”, avalia Miguel Nascimento. 

O vereador Dirceu Alves da Silva relata que mantém contato com o DER há pelo menos dois anos para tentar a solução do problema. “Eles entenderam a situação problemática que os moradores passavam e, mais ainda, o risco desta erosão à estrada, que poderia até afundar caso não tivessem tomado estas precauções”, salientou o vereador. 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Trânsito e Transportes Dirceu Alves

Notícias relacionadas