PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE NOVEMBRO DE 2019

Denominação de via pública no loteamento Villa D'Itália 2 é aprovada


Projeto de lei 201/2016, de autoria do ex-vereador Pedro Luiz da Cruz, foi desarquivado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovado nesta segunda-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


De autoria do ex-vereador Pedro Cruz (PSDB), o projeto de lei 201/2016, desarquivado por solicitação do vereador Pedro Kawai (PSDB), foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira (28), na 71ª reunião ordinária. A propositura denomina de “Christina Amstalden Dressano” a via pública do loteamento residencial e comercial Villa D´Itália 2, no bairro Pompéia.

Christina nasceu em 1914, no bairro Nova Suíça. Era membro de uma família de imigrantes suíços que, assim como outras famílias de diversas nacionalidades europeias, vieram se instalar na região, no início do século 20, em busca de melhores oportunidades e condições de vida.

Aos 26 anos, casou-se com Mário Dressano, em Jacutinga (MG), com quem teve dois filhos: Antonio e Maria. Christina e seu marido abriram uma venda em Charqueada, numa região conhecida como Córrego da Onça, onde viveram por 10 anos seguidos.

De acordo com o ex-vereador, a vida no comércio permitiu a Christina revelar um espírito empreendedor e um apurado senso para os negócios. “Vieram, depois, morar em Piracicaba, num local próximo à Igreja dos Frades, onde abriram o Bar dos Frades, que logo se tornou ponto de encontro tanto para os trabalhadores da região, que passavam para saborear os quitutes de dona Christina, bem como as pessoas que frequentavam a missa nos fins de semana”, revelou. 

O ex-parlamentar ressalta que o Bar dos Frades existe até os dias de hoje e que a história de Christina confunde-se com a própria história do município de Piracicaba, que soube aproveitar muito bem as oportunidades e investiu no comércio, onde havia a possibilidade de maior ascensão social.

Christina faleceu no dia 18 de abril de 1987, aos 73 anos de idade.

“Deixou um legado de perseverança e de firmeza de caráter, não àqueles apenas que a conheceram, mas a todos que buscavam a melhoria de vida por meio do trabalho árduo e da honestidade”, salientou.

 

 

 



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas