PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE NOVEMBRO DE 2010

Denominação de via pública destaca o legado do ex-deputado Roque Trevisan


De acordo com Projeto de Lei de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), a rua um do loteamento Jardim Gilda, passará a se chamar Deputado Estadual Roque T (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


De acordo com Projeto de Lei de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), a rua um do loteamento Jardim Gilda, passará a se chamar Deputado Estadual Roque Trevisan. O homenageado foi Deputado Estadual pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Líder dos Trabalhadores Tecelões do Estado de São Paulo, trabalhava e defendia os direitos dos trabalhadores, o ensino público gratuito em todos os níveis, a extinção da Policia Política DOPS, o levantamento aerofotogramétrico do Estado de São Paulo, entre outras bandeiras sociais e a liberdade sindical. O deputado era a voz dos sindicatos e trabalhadores na Assembleia.

 

Foi eleito Deputado na Primeira Legislatura da Assembléia Constituinte do Estado de São Paulo, em março de 1947 e  autor solidário do Projeto de Lei n° 248 que instituiu a Fundação de Pesquisa Científica, como também o projeto Lei n°98 - artigo 107 da Constituição do Estado em 1947 – Parágrafo único – que dispõe sobre o ensino gratuito em todos os graus no Estado de São Paulo.

 

Junto com o deputado Caio Prado Jr, foi  preso e torturado no DOPS - São Paulo, por defender causas sociais em prol dos trabalhadores do Estado de São Paulo entre outras ações fiscalizadoras contra quem comandava a Ditadura Militar no país, posicionando sempre pela liberdade sindical, de imprensa, direito de reunião e defesa dos trabalhadores.

 

O deputado foi cassado pela ditadura, após a extinção do PCB, através do ato do Presidente General Dutra. Refugiou-se no sítio Boa Vista em Piracicaba (Tanquinho) voltando mais tarde para São Paulo na luta por uma Pátria livre e uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Roque Trevisan, ficou conhecido por seus discursos fortes, que reprimia as arbitrariedades da policia contra representantes do povo, e pediu a destituição do Presidente da República General Henrique Dutra, por atentar contra a Constituição Federal, sendo fichado no DOPS sob nº PG 353.

 


Patrícia Sant’Ana Amancio _ MTb:24.154

Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946

 



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Trânsito e Transportes Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas