PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE NOVEMBRO DE 2019

Coral do Fórum da Comarca de Piracicaba receberá moção de aplausos


Homenagem será entregue pela vereadora Coronel Adriana aos integrantes João Batista de Lima e Hilara Crestana



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


O coral do Fórum da Comarca de Piracicaba receberá homenagem da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), pelo empenho e dedicação no desenvolvimento de ações socioculturais destinadas à sociedade piracicabana. A moção de aplausos 222/2019, aprovada nesta quinta-feira (28), na 71ª reunião ordinária, será entregue aos integrantes João Batista de Lima e Hilara Crestana.

Formado por servidores ativos e inativos, cujas atividades tiveram início em 1996, com regência do maestro e arranjador João Batista de Lima e do tecladista Sebastião Correia, o coral do Fórum surgiu após notícia de que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo criara um coral com o objetivo terapêutico de melhorar a qualidade de vida dos seus servidores.

O Diretor do Fórum na época, atual desembargador Reinaldo Cintra, foi um dos grandes incentivadores das atividades. Ele doou os primeiros uniformes, utilizados até hoje, para as apresentações, que tiveram início ainda em 1996, no Lar dos Velhinhos e na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.

João Batista de Lima foi o responsável pela escolha inicial do repertório, composto de música sacra, folclórica, clássica, popular brasileira e internacional, com foco principal nos idiomas inglês e hebraico, o que permite que os servidores aprendam mais sobre diferentes culturas e as transmitam por meio do canto.

A partir desses acontecimentos, o coral passou a ser convidado para se apresentar na abertura de congressos, cantatas e eventos cívicos tanto locais como na Pinacoteca, Centro Cultural Martha Watts, Lar Betel, Vicentinos, Esalq, quanto regionais, como em Vinhedo e Campinas.

No decorrer de seus 23 anos de existência, o coral do Fórum passou por dificuldades para se manter em funcionamento. Primeiramente, em encontrar horários compatíveis para que os servidores participassem dos ensaios, depois, nas questões financeiras. Desde sua fundação, definiu-se que o coral seria mantido e administrado pelos próprios integrantes, que rateiam os custos entre si, entre eles, o pagamento dos honorários do regente.

Com o passar do tempo, um número considerável de servidores se desvinculou do coral por falta de disponibilidade, até que o grupo de integrantes ficou reduzido a apenas três pessoas. Em razão disso, os trabalhos foram paralisados por um curto período, mas a Associação dos Funcionários do Fórum de Piracicaba, passou a arcar com os honorários do regente, para reativar as atividades.

Assim, em 2012, iniciou-se a nova fase do coral, com sua reativação por meio da Associação dos Funcionários e abertura dos ensaios ao público que tiver interesse em participar como amigos dos servidores e estagiários do Fórum.

Desde então, a regência e o arranjo são de responsabilidade da maestrina, musicoterapeuta e pedagoga Hilara Crestana e do pianista e tecladista, Lucas Bueno Dias, músico graduado pela Unimep, no ano de 2011.

Atualmente, o coral é formado por 15 integrantes e realiza, em média, cinco apresentações mensais. “É importante reconhecer os 23 anos de existência das atividades na Comarca, como a evolução cultural e social, disciplina e enriquecimento sadio da sociedade como um todo”, disse Coronel.



Texto:  Raquel Soares


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas