PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE MAIO DE 2016

‘Conheça o Legislativo’ contribui para transformar visão política


Estudantes do Instituto Formar participaram do programa na tarde desta segunda-feira (2) a convite do vereador Gilmar Rotta (PMDB)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite (1 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (2 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (3 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (4 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (5 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (6 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (7 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (8 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (9 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (10 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (11 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (12 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (13 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (14 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (15 de 15) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


Aos 16 anos, a estudante Vitória Araújo pretende ingressar em uma Faculdade de Direito. “Quero ser advogada”, diz, cheia de sonhos e planos. Ela integrou o grupo do Instituto Formar que participou do programa Conheça o Legislativo na tarde desta segunda-feira (2) a convite do vereador Gilmar Rotta (PMDB) e, depois de ver a primeira parte das palestras, uma sobre História e outra sobre Leis, reconheceu: “Já posso dizer que mudei a minha percepção sobre os políticos.” 

Ela destacou que é importante “saber cada vez mais” sobre o funcionamento do processo político, que envolve o trabalho de vereadores, no plano municipal, mas também envolve deputados estaduais e federais e senadores, assim como os cargos do Executivo – prefeitos, governadores e presidente da República. “A gente sempre acha que todos são iguais, com os mesmos defeitos, mas na verdade existem quem é bom e que não é bom, por isso é preciso sempre estar atento”, classificou. 

Da mesma forma, o estudante Luiz Henrique Magrini, também de 16 anos, lembra que o aprofundamento do conhecimento é uma maneira de desenvolver a sociedade. “Eu vejo a política como a garantia de direitos e, acredito, que é por conta disso que devemos participar cada vez mais”, disse o jovem, que toca violão e ainda está em dúvida sobre qual profissão seguir. “Gosto de tanta coisa, de Direito e Medicina”, disse. 

Vitória e Luiz Henrique são estudantes do Ensino Médio e fazem parte da turma de Treinamento de Habilidades Básicas, curso preparatório para o estudante mais tarde tornar-se Jovem Aprendiz do Instituto Formar, onde poderá trabalhar em turnos de quatro ou seis horas, dependendo da necessidade da empresa. “Nesta etapa, a gente foca na parte teórica, em cronograma de três meses”, disse a assistente social Helga Rentero, que acompanhou os estudantes junto da também assistente social Laura Secamilli. 

Por três horas, os alunos do Instituto Formar tiveram aulas sobre a formação das câmaras municipais, com o historiador Fábio Bragança, diretor do Departamento de Arquivo e Documentação da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Em seguida, Bruno de Oliveira, do Jurídico, explicou a importância das leis e, mais tarde, Mariane Pereira, do Legislativo, conduziu os estudantes em uma simulação da reunião ordinária, onde foi aprovado, simbolicamente, a redução da maioria penal dos 18 para os 16 anos. 

“Quando nós convidamos vocês para vir aqui, o nosso desejo é que vocês tenham uma tarde de aprendizado e possam ser multiplicadores do que assistem aqui”, disse o vereador Gilmar Rotta, anfitrião da turma do Instituto Formar. “E a gente sempre reforça que a Câmara está aqui para atender as demandas da população”, enfatizou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo Gilmar Rotta

Notícias relacionadas