PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2016

Conespi poderá pedir revogação do aumento da água em Piracicaba


O vereador Paiva pede que a entidade cobre do prefeito Gabriel Ferrato a revogação de aumento de tarifa.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Conespi poderá pedir revogação do aumento da água em Piracicaba



Os três reajustes da tarifa de água de Piracicaba, em 12 meses, representaram, em alguns casos, cerca 150% de aumento para o consumidor. Um valor abusivo na avaliação do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). Por isso, durante a reunião do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais), desta segunda feira, 21, Paiva sugeriu que a executiva da entidade se reúna com o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, para pedir a revogação do último reajuste na tarifa de água, que foi de 13%.

Em apenas doze meses o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) reajustou a tarifa de água três vezes: 9% em março de 2014, depois, em outubro, houve reajuste de 15% a 98% e, em março houve nova alta: 13%.
"A população não aguenta mais tanto reajuste. Eles estão acontecendo para garantir o pagamento da Parceria Público Privada com a empresa Águas do Mirante que este ano, segundo o próprio prefeito, deve comprometer 60% do orçamento da autarquia", disse Paiva. Para o vereador, a prefeitura precisa rever o contrato dessa parceria.

Em setembro de 2014, Paiva propôs a moção 183, que foi aprovada pela Câmara, de apelo ao prefeito para que elaborasse, com apoio de entidades e órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal, um Plano Municipal de Enfretamento aos Impactos do Desemprego.

Dentre as iniciativas, Paiva solicitava estudo junto à Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e secretarias afins, para isenção temporária do pagamento de taxas, tarifas ou serviços municipais, como IPTU, Semae, transporte coletivo, suspensão das dívidas do Refis, a todo trabalhador desempregado que comprove sua redução de renda, fruto da demissão imotivada, pelo período equivalente à percepção do seguro desemprego.

“Infelizmente, o Executivo municipal não atendeu as reivindicações da Câmara, por isso apelamos mais uma vez para que o prefeito reveja o último reajuste na tarifa de água, que pressiona ainda mais o orçamento das famílias piracicabanas”, enfatizou Paiva.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cidadania José Paiva

Notícias relacionadas