PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JUNHO DE 2006

Comunidade escolar ganha reconhecimento nacional e destaca programa de prevenção


A comunidade escolar da EE Prof. Francisco Mariano da Costa, bairro Novo Horizonte, sob a direção de Solange Zaparoli Barbosa de Oliveira e tendo como coordenador p (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


A comunidade escolar da EE Prof. Francisco Mariano da Costa, bairro Novo Horizonte, sob a direção de Solange Zaparoli Barbosa de Oliveira e tendo como coordenador pedagógico Zaqueu Bueno comemora a inclusão do estabelecimento na etapa final do Prêmio Nacional de Reforma em Gestão Escolar, onde Piracicaba se destaca com mais duas escolas.

O anúncio do reconhecimento nacional foi conferido na manhã de hoje (22/06/06), às 9h30, por ocasião da VI Semana Municipal Antidrogas, onde o psiquiatra Josemar de Lima Oriani ministrou palestra aos cerca de 120 alunos, da 7ª ao 1.º colegial destacando as consequências maléficas das drogras.

Os alunos do período vespertino, às 13h00 também foram contemplados com a mesma palestra de Josemar, que retornou ao estabelecimento estudantil.

A realização do evento teve o respaldo do gabinete do vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido). Além de contar com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.

Josemar de Lima falou de seu trabalho diário, no Ambulatório de Psiquiatria, quando atende mais de 70 casos de jovens que caem no caminho das drogas e acabam se dando mal. Também discorreu sobre experiência em penitenciárias e casas de detenção pelo Estado de São Paulo onde atuou como médico.

Classificou a dependência química como um ciclo, sendo que o álcool aparece em primeiro lugar, seguido da cocaina, crak, maconha, tiner, antidepressivos e outras drogas.

Josemar mostrou as consequências de curto, médio e longo prazo e, destacou que o uso de drogas requer a compra do produto, o que leva o jovem a furtar objetos caseiros para depois ganhar as ruas e praticar delitos que lhe rendam dinheiro para alimentar o vício.

Josemar chamou a atenção dos escolares mostrando que tudo começa quando um amigo lhe oferece uma droga; daí, a pessoa já não consegue mais sair disso sozinha. Também considerou os problemas que acarretam na sociedade, quando a pessoa drogada descarrega sua ira nos membros familiares.

Josemar comentou sobre as substâncias voláteis, como o tiner, a cola, gasolina, querozene e outras substâncias. Também comentou sobre as doenças, como a oligofrenia, caracterizada pelo retardo mental e a parada cardíaca. E, mostrou a redução de altura, onde o jovem chega a perder até dez centímetros.

Josemar também falou do submundo das drogas ao financiar sequestros e outros atos danosos para a sociedade. E, finalizou suas considerações ao destacar a importância da família.

A constatação é que os medicamentos se encarregam de 30% do tratamento, ao passo que os 70% restantes o indivíduo tem que mostrar disposição em recuperar mediante o apoio familiar.

Prêmio

A diretora Solange Zaporali informou que a Escola Prof. Francisco Mariano da Costa é uma das três escolas estaduais em Piracicaba que concorre ao Prêmio Nacional de Reforma em Gestão Escolar.

Dentre os critérios de avaliação consta a preservação do patrimônio, a implantação de metodologia didática e outras ações locais que garantiram a transformação do ambiente escolar, disse.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Davi Negri MTb 22.499


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Antonio Storel

Notícias relacionadas