PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE FEVEREIRO DE 2014

Carlinhos confere avanço das obras de usina que tratará 95% do lixo


Usina de tratamento de resíduos urbanos e central de triagem de materiais recicláveis estão sendo construídas próximas à divisa de Piracicaba com Iracemápolis.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Carlinhos visitou as obras de usina nesta terça-feira

Carlinhos visitou as obras de usina nesta terça-feira
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Previsão é de que usina entre em funcionamento em seis meses

Previsão é de que usina entre em funcionamento em seis meses
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Carlinhos visitou as obras de usina nesta terça-feira



O vereador Carlos Alberto Cavalcante (PPS) conferiu, na manhã desta terça-feira (4), o andamento das obras do complexo ––situado na divisa de Piracicaba com Iracemápolis, próximo ao pedágio–– que englobará uma usina de tratamento de resíduos urbanos e uma central de triagem de materiais recicláveis.

Toda a estrutura está sendo construída pelo Consório Piracicaba Ambiental, formado pela empresa Enob Engenharia Ambiental Ltda. e pela companhia alemã Kuttner GMBH & CO.KG (detentora da tecnologia para implantar a usina de tratamento). O consórcio venceu o processo licitatório aberto pela Prefeitura em 2011 e concluído em 2012.

"É uma estrutura espetacular, de primeiro mundo. Vai ser uma grande usina de reaproveitamento de resíduos", destacou Carlinhos. "A previsão do consórcio é de que, dentro de seis meses, a usina de reciclagem e o aterro já estejam em funcionamento e, em dois anos, comece a produção de energia sustentável", informou o vereador.

Quando entrar em funcionamento, a usina vai reduzir o volume de resíduos a ser enterrado, aumentando a vida útil do novo aterro sanitário da cidade. Isso tudo fará com que Piracicaba não tenha mais de transportar para Paulínia o resíduo urbano que hoje a cidade gera.

A construção de toda essa estrutura pelo Consório Piracicaba Ambiental atende ao exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que, após 2014, somente os rejeitos poderão ser destinados a um aterro sanitário. "A expectativa é de que somente 5% do lixo gerado por Piracicaba seja aterrado; o restante será reaproveitado", ressaltou Carlinhos.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Carlos Cavalcante

Notícias relacionadas