PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE ABRIL DE 2016

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos


O parlamentar recepcionou mais um grupo de alunos, da escola Catharina Casale Padovani, no projeto Conheça o Legislativo.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Jéssica Gaise (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos
Foto: Jéssica Gaise (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos
Foto: Jéssica Gaise (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos
Foto: Jéssica Gaise Salvar imagem em alta resolução

Carlinhos alerta jovens sobre drogas e destaca princípios legislativos



O vereador Carlinhos Cavalcante (PPS), na manhã desta quarta-feira (13) recepcionou mais um grupo de 32 alunos, do 9º ano, da escola estadual Catharina Casale Padovani, de Santa Teresinha sob a liderança dos professores: Marcos Montenegro Lapola (História) e Rosana Maria Zanchetta (Geografia), que ocupou as dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", das 8 às 11h00 para acompanhar mais uma edição do programa Conheça o Legislativo, que há mais de sete anos se pauta em despertar o processo de formação de crianças e jovens para a importância da cidadania, na compreensão dos três poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário), da formação histórica de Piracicaba, além de receberem orientações sobre os malefícios das drogas e, de participarem da simulação e discussão de um projeto de lei.

Na oportunidade, o vereador Carlinhos destacou a importância do projeto Conheça o Legislativo, que atua no despertar de crianças e jovens para noções de cidadania, além de mostrar o dia-a-dia dos parlamentares, no atendimento às demandas sociais. Informou que desde o ano de 2009, quando o programa foi criado, mais de sete mil alunos já passaram pela Câmara. Cavalcante relatou que muitos alunos que participaram do programa já estão terminando uma faculdade ou já se casaram, constituindo família. Citou o caso de um aluno, que participou do programa no ano de 2009 e hoje está na Universidade, cursando Direito, sendo que a participação no programa da Câmara foi primordial para a sua escolha acadêmica.

O parlamentar também deu exemplos práticos de como cada aluno pode participar diretamente na resolução de um problema, a exemplo de pedir que a prefeitura tape um buraco de rua, sendo que basta a pessoa ligar no 156 e ter posse de um protocolo com esta reclamação, sendo que caso a prefeitura não faça o serviço, fica mais fácil solicitar o apoio de um vereador e, dar prosseguimento na cobrança junto ao poder Executivo.

O parlamentar também discorreu sobre o momento crítico que o Brasil atravessa, numa crise política que afeta a família brasileira, devido ao desemprego, provocado pela falta de crescimento econômico.

Cavalcante também fez um alerta aos alunos, principalmente em função de suas faixas-etárias, dos 14 anos, para ficarem longe de vícios, da violência, da prostituição e das drogas, como o crack, maconha e outros entorpecentes, além de não abusarem no uso de álcool, para não se envolverem com isso, sob o risco de destruir a si próprio e desestabilizar a família, colocando tudo a perder, prejudicando o futuro, se tornando um mal exemplo para seus filhos.

No desenvolvimento do programa os alunos prestigiaram a palestra do historiador Fábio Bragança, diretor do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara, que traçou um perfil histórico do surgimento e da importância das Câmaras, desde o ano de 1.140, com o Rei Dom Afonso Henriques, em Portugal e, das primeiras Câmaras a serem instaladas no Brasil, São Vicente (1532), Santos (1547), Salvador (1549), São Paulo (1560), Rio de Janeiro (1565) e Piracicaba (1822).

Bragança também evidenciou o legado histórico da cidade, em fotos e filmes antigos que realçam a condição de Piracicaba ter acolhido o primeiro presidente Civil do Brasil (1894 a 1898), Prudente de Morais (1841 a 1902), que também foi o vereador mais votado, eleito em 1864, prefeito e presidente da Câmara de 1856 a 1868, primeiro governador do Estado de São Paulo, 1889 a 1890 e Senador por São Paulo, em 1891 e, patrono da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Já o servidor Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico abordou em sua palestra os diferentes aspectos dos três poderes da República, compreendendo o Legislativo na elaboração e fiscalização das leis, na tentativa de contemplar os problemas da população; o Executivo ao colocar em prática as leis e, o Judiciário para resolver os casos de conflitos, na administração das leis.

E, a também servidora da Câmara, advogada, do departamento Legislativo, Mariane Pereira Souza comandou as atividades com o grupo de alunos ao destacar a função social dos vereadores, principalmente na fiscalização dos atos do prefeito municipal, na produção de leis em defesa da comunidade e, no assessoramento ao prefeito municipal, quando o vereador assume o papel de principal agente político por estar mais perto da população.

No final do programa os alunos participaram de uma simulação de análise e votação de um projeto, quando discutiram uma lei fictícia sobre a redução da maioridade penal, de 18 para os 16 anos. A propositura foi aprovada, com 17 votos a favor e cinco contra, exceto o do presidente, que só vota em casos de empate. Ocorreram diversos posicionamentos a favor da punição ao jovem infrator, destacando a sua condição de já discernir o certo e o errado. Nos votos contra a medida, os alunos argumentaram que se o jovem ficar preso com um adulto criminoso, dificilmente vai conseguir se recuperar e, sim se tornar mais um delinquente a reforçar a superlotação dos presídios brasileiros. 

A formação da Mesa Diretora foi presidida por Gabrielli Belleti Mendes seguido por Julia Luara Meloi (vice-presidente), Higor Daniel dos Santos (primeiro secretário) e Gabrielly Stefani Meanti Soligo (segundo secretário). O professor Marcos Montenegro, agradeceu o acolhimento da Câmara e, considerou a importância dos alunos adquirirem conhecimentos além das salas de aulas, em lições e aprendizados que lhes serão úteis pela vida. E, também disse que, na condição de historiador apreendeu coisas novas, que nem mesmo sabia. Já a professora Rosana Maria reforçou a importância da continuidade deste projeto em prol do crescimento educacional dos alunos, principalmente no envolvimento de jovens que estão prestes a comparecerem às urnas para votar pela primeira vez, aos 16 anos.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Conheça o Legislativo

Notícias relacionadas