PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE JUNHO DE 2014

Capitão Gomes quer viabilizar vale-educação em Piracicaba


Parlamentar recebeu uma comissão de professores e donos de livrarias e papelarias da cidade para conhecer melhor o projeto, que tramita no Senado.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Capitão Gomes quer viabilizar vale-educação em Piracicaba



O vereador Carlos Gomes da Silva (PP) declarou total apoio à iniciativa que vem ganhando força em âmbito nacional, que trata da concessão de um vale-compras de material escolar, que já ganhou o apelido de “vale-educação”. Na manhã desta terça-feira (10/06), o parlamentar recebeu uma comissão de professores e donos de livrarias e papelarias da cidade para conhecer melhor o projeto, que já tramita no Senado.

A ideia, inspirada no modelo norte-americano de programas de alimentação, é conceder à família do estudante o direito de comprar material escolar em estabelecimentos credenciados em Piracicaba e que, portanto, recolham seus impostos no município. Entre os itens permitidos estão cadernos, agendas, lápis, canetas, réguas, borracha, apontadores e até estojo. “Embora se trate de uma iniciativa do Executivo, vou colocar o meu gabinete para ajudar na elaboração da proposta para Piracicaba, se assim o prefeito desejar”, afirmou o vereador.

Várias cidades brasileiras, como Brasília, Bariri (SP), Poços de Caldas (MG), Sorocaba (SP), Jaú (SP), Fernandópolis (SP), Assis (SP), entre outras, já implantaram o programa com sucesso. Só na capital federal foram concedidos mais de 130 mil vales-educação, movimentando algo em torno de R$ 36 milhões no comércio local, segundo reportagem publicada pela IstoÉ Dinheiro, em dezembro do ano passado.

“O projeto, se for apresentado pelo prefeito à Câmara receberá o nosso total apoio, pois trará benefícios para toda uma cadeia produtiva, que resultará na geração de mais emprego e no aquecimento do comércio local, além é claro dos usuários que serão os mais favorecidos”, observou Gomes.

Para os representantes das livrarias e papelarias da cidade, presentes ao encontro, será necessária a realização de convênios e de licitações para tornar o projeto viável juridicamente. Eles citaram como exemplo, o modelo adotado no Distrito Federal, onde o programa é um sucesso.

Ao final da reunião, o vereador Capitão Gomes comprometeu-se a agendar uma nova reunião, desta vez com representantes do governo municipal para avaliar e viabilizar a proposta.

 



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Educação Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas