28 DE JULHO DE 2017
Iniciativa do vereador Capitão Gomes (PP), ação envolve a sociedade com o intuito de fortalecer o time e realizar trabalho social
A campanha “Piracicaba Abraça o XV” cria uma “corrente positiva” em torno do clube de futebol e busca ampliar o apoio na disputa do Campeonato Paulista da Série A2 em 2018. Iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), a proposta é unir forças entre entidades, empresas e torcedores para melhorar as condições financeiras na contratação de novos jogadores e na montagem do time.
“O XV de Piracicaba é da cidade. Temos condições de colocá-lo no patamar onde ele merece”, diz Capitão Gomes. Assíduo torcedor nos jogos do clube, especialmente no Estádio Barão da Serra, o parlamentar revela que observa a angústia de quem acompanha o time. “Eu vejo o quanto isso importa ao piracicabano e o quanto ele gosta do XV”, destaca, ao defender que o clube é uma marca que representa a cidade.
Dividida em duas fases, a campanha “Piracicaba Abraça o XV” inicia com o objetivo de levantar R$ 1,5 milhão para ser investido na equipe do Paulistão da Série A2 e, além de contribuir para dar sustentabilidade para o time na primeira divisão do Estado, na segunda etapa a proposta é utilizar o clube para desenvolver trabalho sócio-desportivo na periferia da cidade. “O projeto pode ser um instrumento de uma revolução social”, diz Gomes.
CAMPANHA – Foram criados quatro planos para contribuição das empresas – de R$ 5 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil e R$ 20 mil –, sendo que em cada um deles há diferentes recompensas, como planos de sócio-torcedores oferecidos pelo clube, opção de compra de camiseta a preço de custo, uso do camarote VIP no Barão, propaganda nos muros da rua Moraes Barros e da avenida Independência e no sistema de som nos jogos do XV.
“A empresa não ajudará simplesmente o XV, mais do que isso, receberá em troca diversas maneiras de fortalecer a marca, tornando uma verdadeira parceira do clube”, disse Capitão Gomes. Também há a possibilidade de qualquer torcedor contribuir, seja como doação, seja comprando bilhetes da Loteria Federal – Natal 2017, quando serão sorteados cinco prêmios, entre eles um carro zero quilômetro, para quem comprar os bilhetes.
Também será estimulada a contribuição de R$ 1 nas contas do Semae. Atualmente, a autarquia repassa cerca de R$ 10 mil por mês à Associação Amigos do XV, mas a cidade tem potencial de doar até R$ 280 mil. “Esse dinheiro não é para o time profissional, mas para o trabalho de base, onde o clube oferece café da manhã, almoço e jantar, além de contribuir com meninos que sofrem graves problemas sociais”, disse.
O montante arrecadado com as ações da campanha “Piracicaba Abraça o XV” será depositado em uma conta aberta no Banco Sicoobcocre, da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana). O controle e repasse dos recursos serão feitos por um colegiado formado por Álvaro Vargas (presidente do Ciesp – Regional Piracicaba), Lourenço Tayar (diretor do jornal Gazeta de Piracicaba) e Paulo Checolli (presidente da Acipi).
“Estou conseguindo o apoio de pessoas e entidades com ampla credibilidade na cidade, e isso mostra que a proposta tem todas condições de contribuir para fortalecer o XV e, depois, criar um amplo projeto sócio-desportivo para ajudar a tirar crianças e adolescentes das ruas”, disse Capitão Gomes.
O parlamentar lembra a força produtiva da cidade, “é o 10o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo”, informa, e defende que Piracicaba pode dar uma melhor estrutura para o XV.
PLANOS – As empresas que aderirem à campanha “Piracicaba Abraça o XV” terão quatro planos diferenciados.
- Plano 1, com contribuição de R$ 5 mil, dá 25 planos de sócio-torcedor para serem distribuídos entre os funcionários e fornecedores, assim como acesso a preço de custo na compra de camisas do time;
- Plano 2, de R$ 10 mil, oferece 50 planos de sócio-torcedor, 10 camisas oficiais e uso do camarote VIP em um jogo do ano;
- Plano 3, de R$ 15 mil, contém 75 planos de sócio-torcedor, 15 camisas oficiais, uso do camarote VIP em um jogo do ano, anuncio no muro da rua Moraes Barros e no sistema de som do estádio;
- Plano 4, de R$ 20 mil, envolve 100 planos de sócio-torcedor, 20 camisas oficiais, uso do camarote VIP em um jogo no ano; e anúncios no muro da avenida Independência e no sistema de som do estádio.