PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE JULHO DE 2015

Camolesi sugere dar vale-descontos para quem recicla


Vereador propõe que Piracicaba siga exemplos de cidades como São Paulo e Alpinópolis (MG), que oferecem incentivos para quem dá destinação correta a resíduos sólidos.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Proposta de Camolesi baseia-se em exemplos já postos em prática em São Paulo e Alpinópolis



Já imaginou contribuir com o meio ambiente e, ainda por cima, ganhar entradas para atrações culturais, desconto nas contas de energia e água ou vales para trocar por alimentos? É essa ideia, já em vigor em algumas cidades brasileiras, que o vereador Paulo Camolesi (PV) quer que o Executivo encampe em Piracicaba.

A iniciativa seria uma forma de estimular o cidadão a dar destino correto a materiais recicláveis. Cidade do nordeste paulista que mais produz resíduo sólido urbano por habitante, Piracicaba faz a coleta diária de 315 toneladas. Ainda assim, o volume está abaixo das 400 toneladas/dia que o projeto Reciclador Solidário diz estar apto a recolher.

Em indicação elaborada nesta semana ao Executivo, Camolesi cita exemplos de outros municípios que poderiam ser seguidos por Piracicaba.

"Em São Paulo, numa iniciativa da Eletropaulo, fornecedora de energia elétrica, a população pode levar resíduos como plástico, papel, vidro e metal aos postos de coleta. Eles são então pesados e o cidadão, munido de documentos pessoais e uma conta de luz, recebe um cartão no qual os créditos são registrados para que ocorra o desconto na conta de luz do próximo mês. Vale lembrar que não há limite de pesagem e, se os créditos somarem mais do que a conta, o restante é transferido para o mês seguinte", detalha Camolesi.

"Tal iniciativa diminui o descarte incorreto desses resíduos, incentiva a cidadania e o uso consciente dos recursos naturais e contribui com o orçamento familiar nas comunidades. No caso de Piracicaba, esse desconto poderia ser direcionado à conta de água, a qual é administrada por autarquia municipal", sugere o vereador, "adaptando" a ideia original à realidade da cidade.

Outro município citado por Camolesi como exemplo a ser seguido por Piracicaba é Alpinópolis (MG), que, para fomentar a destinação adequada aos materiais recicláveis, oferece vales que podem ser trocados por alimentos ou ingressos em eventos de lazer e cultura em espaços públicos. "Projetando essa iniciativa para nossa cidade, os vale-compras poderiam ser utilizados em atrações como o elevador do Mirante, em teatros ou até mesmo em créditos para a Zona Azul", propõe o parlamentar.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Infraestrutura Urbana Paulo Camolesi

Notícias relacionadas