PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE AGOSTO DE 2006

Câmara reverencia aniversário de Dom Eduardo Koaik


Os 80 anos de aniversário natalício do Bispo Emérito, Dom Eduardo Koaik foi reverenciado pelo plenário da Câmara de Piracicaba, na reunião ordinária de hoje (24/08/ (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Os 80 anos de aniversário natalício do Bispo Emérito, Dom Eduardo Koaik foi reverenciado pelo plenário da Câmara de Piracicaba, na reunião ordinária de hoje (24/08/06), por iniciativa do vereador Francisco dos Santos, o Chico da Água (PSB) ao conceder Moção de Aplauso ao religioso.

Dom Eduardo destacou a satisfação em receber o terceiro título da Câmara, quando em 1987 conquistou o Título de Cidadão Piracicabano por iniciativa do ex-vereador Bruno Prata (PSDB); o prêmio Madre Tereza de Calcutá, no ano passado, conforme propositura do vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) e agora quando recebe a Moção de Aplauso de acordo com propositura do vereador Francisco Edilson.

Dom Eduardo ressaltou o recebimento da comenda como um gesto ecumênico. E, comentou sobre o momento político brasileiro, onde a constatação é que o povo precisa se inteirar mais da vida política e, participar de plebiscitos, referendos, discussão da peça orçamentária, além de outras ações sociais.

Dom Eduardo também falou do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, onde as políticas sociais devam estar em evidência.

O primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, Antonio Oswaldo Storel falou do privilégio da Câmara prestar homenagem em comemoração aos 80 anos de Dom Eduardo. Storel considerou o lema principal do bispo diocesano que se pautou em servir o ser humano na caridade.

Já o vereador José Luiz Ribeiro (sem partido) parabenizou os 80 anos dedicados à evangelização, além da condição de cristão da pessoa de Dom Eduardo.

A vereadora Márcia Pacheco (PSDB) também parabenizou o aniversariante e, considerou sua atuação como formador de opinião em mais de 20 anos frente à Diocese em Piracicaba.

Moção

No teor da Moção, o vereador Francisco Edilson destacou que D. Eduardo Koaik iniciou suas atividades, em Piracicaba, em 28 de fevereiro de 1980, como Bispo Coadjutor e Administrador Apostólico da Diocese de Piracicaba, nomeado pelo Papa João Paulo II.

Em 11 de janeiro de 1984 D. Eduardo Koaik assumiu como Bispo da Diocese, substituindo D. Aníger, e tornando-se o terceiro Bispo de Piracicaba. Em 05 de julho de 2002, D. Eduardo Koaik foi substituído por D. Moacir José Vitti, através de ato do Papa João Paulo II, tornando-se Bispo Emérito de Piracicaba.

Durante os mais de 22 anos que serviu Piracicaba, D. Eduardo Koaik prestou relevantes serviços à nossa comunidade. E hoje, como Bispo Emérito, continua prestando relevantes serviços a comunidade piracicabana.

Considerando que D. Eduardo Koaik sempre esteve presente nos principais movimentos sociais de Piracicaba, aconselhando, opinando e influenciando positivamente nos destinos de nosso município.

D. Eduardo Koaik é pessoa muito respeitada e querida pela sociedade piracicabana, que reconhece sua competência e determinação para trazer mais justiça social, paz e fraternidade entre os cidadãos.

Cabe ao Poder Legislativo, como representante da comunidade piracicabana, saudar D. Eduardo Koaik por mais um aniversário natalício que se dará no dia 21 de agosto, considerou o parlamentar.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Chico D''Água

Notícias relacionadas