PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE AGOSTO DE 2017

Câmara rende homenagens a Cecílio pelo lançamento de Doçura da Terra


Requerimento de votos de congratulações do presidente da Câmara, Matheus Erler entra em caráter de urgência na 46ª reunião ordinária desta quinta-feira (24).



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Câmara rende homenagens a Cecílio pelo lançamento de Doçura da Terra



Na 46ª reunião ordinária desta quinta-feira (24), o plenário avaliará o pedido de urgência ao requerimento de votos de congratulações em que o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PTB) destaca a trajetória literária do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, no encerramento da trilogia em homenagem aos 250 anos de Piracicaba, com o lançamento de Doçura da Terra, marcado para esta segunda-feira (28), às 19h30, nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", rua Alferes José Caetano, 834.

O livro encerra a trilogia em homenagem aos 250 anos do município, que teve ainda as obras Piracicaba, um rio que passou em nossa vida, lançada em 2016, e Piracicaba que amamos tanto, em 2015. Todas com o apoio cultural das empresas Caterpillar, Cosan e Raízen, e editadas em português e inglês.

Apaixonado pela terra natal, Cecílio Elias Netto justifica que optou pela trilogia porque se sentiu incapacitado em traduzir o amor que sente pela cidade em apenas uma obra. “Acho que nem em três, eu consegui. Para dizer o que mais amo em Piracicaba precisaria de uma nova vida para escrever livros e mais livros, como uma Sheherazade contando histórias de mil e uma noites. Dá, sim, para afirmar: não existe cidade mais doce do que a nossa Piracicaba, o que inspirou o título que encerra a trilogia”.

A seguir, o autor fala sobre o conteúdo editorial de cada obra. “No primeiro volume desta trilogia, Piracicaba que amamos tanto, pretendi, com meu canto menor, louvar a nossa terra, o torrão que tanto amamos. No segundo volume, Piracicaba, um rio que passou em nossa vida, embriaguei-me com belezas escondidas, com um rio que fertiliza a terra, coisas, pessoas, almas. Neste terceiro volume, Piracicaba, a doçura da terra, a narrativa tem a pretensão de transmitir alguns porquês de nossa singularidade, de uma cultura que – sempre se transformando – não perde as raízes, assume valores sem romper princípios consagrados. A cultura caipiracicabana”.

O expressivo número de obras publicadas (como jornalista e escritor) e a posse de amplo material iconográfico da cidade de Piracicaba fazem de Cecílio Elias Netto um colecionador de rara expressão e grande fonte a todos que queiram aprofundar-se na história do município.

Os mais de 40.000 itens, entre fotos, negativos, cartões postais, desenhos, gravuras, jornais, revistas e livros – abrangendo um período cronológico que se estende do século 19 aos dias atuais –, estimularam familiares e um grupo de amigos a imortalizá-lo, ainda em vida, com a criação de um instituto de pesquisa e desenvolvimento cultural que leva o seu nome, o ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, entidade sem fins lucrativos, tendo como principal objetivo o cultivo e a propagação do cenário artístico, cultural, social e ambiental do município, através de ações múltiplas.

Presidido por Marcelo Fuzeti Elias, o ICEN firmou uma parceria com a B2 Comunicação, do jornalista Arnaldo Branco Filho, e com apenas dois anos de existência (foi fundado em 25 de agosto de 2015), vem cumprindo sua missão a todo vapor. Foi o responsável pelo movimento cultural que culminou no reconhecimento oficial do ‘Dialeto e Sotaque Caipiracicabanos’ como Patrimônios Imateriais do município, promoveu o I Encontro dos Caipiracicabanos, em 2016, cuja segunda versão está agendada para o próximo dia 29 de agosto, em parceria com o Sesc Piracicaba, e – além da histórica trilogia sobre a cidade – colocou no mercado a 6ª versão atualizada do Dicionário do Dialeto Caipiracicabano (Arco, Tarco e Verva), em 2016, e a badaladíssima Piracicaba, a Florença Brasileira (Belas Artes Piracicabanas), em maio de 2017. Outras três obras encontram-se em fase de produção: “250 anos de Caipiracicabanidade”, “100 anos da Imigração Japonesa em Piracicaba” e “Mulheres, semeadoras da cultura”.

SERVIÇO
Lançamento do livro
PIRACICABA, A DOÇURA DA TERRA
Data: 28/08/2017
Horário: 19h30min
Local: Local: Câmara Municipal de Piracicaba, Salão Nobre
Rua Alferes José Caetano, 834 - Centro
Piracicaba - SP

FONTE:
ICEN – INSTITUTO CECÍLIO ELIAS NETTO
Marcelo Fuzeti Elias – Presidente
19 99901-2646

B2 COMUNICAÇÃO
Arnaldo Branco Filho
11 3865-4514 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas