PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE MAIO DE 2006

Câmara realizou reunião solene em comemoração à Semana da Enfermagem


A Câmara de Piracicaba, por iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) realizou na noite desta quinta-feira, dia 16 de maio de 2006, às 19h3 (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Piracicaba, por iniciativa do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP) realizou na noite desta quinta-feira, dia 16 de maio de 2006, às 19h30, no salão nobre Helly de Campos Melges reunião solene em comemoração à Semana da Enfermagem, conforme Decreto Legislativo (03/2002), onde quatro profissionais foram homenageadas.

O vereador Carlos Gomes da Silva destacou a importância da realização da reunião solene alusiva ao Dia da Enfermeira (12 de Maio), que neste ano parabeniza quatro profissionais: Cacilda Aparecida Piantola Bento (SAMU), Eide Aparecida Domingues (SAMU), Leonilda Sassi Honório (Hospital Unimed) e Jane Carlos Martins (Hospital Independência).

Também ressaltou o papel da mulher na sociedade, como astronauta, senadora, empresária, além de outras atividades.

Sobre o papel da enfermeira, Capitão Gomes enfatizou o fato desta profissional atuar juntamente com o médico ao salvar vidas e, acompanhar os momentos cruciais do ser humano, do nascer ao falecimento.

O vereador Capitão Gomes encerrou suas considerações sobre o papel da enfermeira ao ressaltar o pensamento indicado por seu assessor de gabinete, Carlos Alberto ao dizer que não é por coincidência que os anjos e as enfermeiras se vestem de branco.

Já o vice-presidente da Câmara, Ary Pedroso Júnior (PDT), que representou o presidente Gustavo Ranzani Herrmann (PSB) falou na condição de médico da Santa Casa de Misericória de Piracicaba.

Ary Pedroso falou da paixão de atuar no campo da medicina e de poder contar com pessoas como as enfermeiras.

Também disse que não dá para ser médico sem a presença destas profissionais. E, comentou sobre o acolhimento e o carinho com que as enfermeiras recebem o paciente, sempre com um sorriso para amenizar os sofrimentos.

Elas representam o coração do hospital, sintetizou o parlamentar.

A sequência da solenidade também comportou a exibição de vídeo mostrando o dia-a-dia em seus locais de trabalho, onde colegas, amigos e familiares testemunharam o desempenho profissional de cada uma.

O primeiro secretário da Câmara, Antonio Oswaldo Storel (sem partido) fez a leitura bíblica na solenidade.

Também compuseram a Mesa Diretora os vereadores Euclides Buzetto (PT) e Walter Ferreira da Silva, o Pira (PMDB). Além do presidente do Sindicato dos Serviços da Saúde, Paulo Roberto Richiele; o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, José Valdir Sgrignero; o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, João Orlando Pavão e o vereador da cidade de Jundiaí, Cláudio Miranda.

O cantor Cássio Paixão garantiu a parte cultural da solenidade.

Também foi apresentado o teor de um vídeo que mostra o papel do enfermeiro como os portadores do amor e da luz, que trabalham no silêncio da noite em socorro ao ser humano.

Foram contemplados com o Título de Enfermeiras do Ano de 2006:

Cacilda Aparecida Piantola Bento, casada com Benedito Pulcini Bento, Técnica de Enfermagem, que atualmente trabalha no Cento de Especialidades, no agendamento de consultas.

Possui conhecimento que facilitam a avaliação da prioridade de cada consulta a ser marcada, além de manter sintonia com as atividades dos médicos, evitando, assim, conflitos e divergências em agendamentos. Nos finais de semana, presta serviço no atendimento de urgência do SAMU.

Eide Aparecida Domingues, casada com Orival José Macruz da Silva, atua como Coordenadora de Enfermagem no SAMU. Formada em enfermagem pela Universidade Católica de Campinas (PUC), em 1983.

Possui três especializações: saúde pública, administração hospitalar e enfermagem do trabalho. Participou da implantação de vários serviços de saúde. Realizou a primeira campanha municipal de vacinação. Viabilizou a primeira comissão de ética de enfermangem, possibilitando o ingresso de outras enfermeiras para a secretaria de Saúde.

Leonilda Sassi Honório é mãe de duas filhas, tem onze netos e um bisneto. Auxiliar de enfermagem, atualmente desenvolve suas atividades no Hospital Unimed, desde 1987.

É atenciosa, comunicativa e emotiva. Sua dinâmica de trabalho é invejável e não gosta de falar sua idade. É muito tranquila e tem um brilho nos olhos que, conforta os pacientes que estão sob seus cuidados. Em 19 anos de profissão nunca perdeu um dia de trabalho ou uma hora que fosse de atraso.

Jane Carlos Martins é Auxiliar de Enfermagem no Hospital Independência. Sempre atuou profissionalmente na área de saúde, sendo especializada em atendimento de emergência há 23 anos.

Trabalha no Hospital Independência desde sua abertura. Participou da implantação dos trabalhos atuando até hoje no Pronto Atendimento do hospital. É sensível aos idosos e às crianças, se emocionando como no início da carreira profissional.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts MTb 20.499


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas