PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE ABRIL DE 2009

Câmara realiza reunião para debater problemas no sistema de saúde


A Comissão Permanente de Saúde e Promoção Social da Câmara de Vereadores convocou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ernesto Cardenas; o procurador geral do (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Comissão Permanente de Saúde e Promoção Social da Câmara de Vereadores convocou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ernesto Cardenas; o procurador geral do município, Milton Sergio Bissoli; os gerentes dos prontos socorros e o responsável pela Central de Vagas para uma reunião na tarde de hoje (03), no plenário do legislativo, para debater os problemas no sistema de saúde municipal.

A Comissão Permanente de Saúde e Promoção Social da Câmara de Vereadores é presidida pelo médico Ary de Camargo Pedroso Junior (PDT) e tem o vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB) como relator e Carlos Alberto Cavalcante (PPS) como membro, que presidiu a reunião.

Queixas e reclamações

Segundo o Requerimento da Comissão que convocou a reunião, todos os vereadores são procurados pela população na tentativa de solucionar problemas como falta de médicos nos prontos socorros, falta de vagas nos hospitais, celeridade nas operações de alta complexidade, demora para as cirurgias eletivas etc.

Na justificativa de convocação da reunião, a Comissão argumentou que "é dever do poder público zelar pelo bem estar da população, oferecendo a ela maior qualidade de vida". Afirma ainda, que o sistema de saúde tem sido tema da imprensa local, com constantes matérias referentes ao atendimento médico, principalmente nos prontos socorros, que exigem a realização da reunião.

Orçamento de R$ 144 milhões

O secretário Cardenas fez uma apresentação sobre a estrutura e funcionamento do sistema de saúde no município e falou da gestão do sistema de leitos de Piracicaba. "Atualmente o orçamento da Saúde municipal é de R$ 144 milhões. O maior de toda a prefeitura", afirmou o secretário durante sua exposição de mais de uma hora duração. Posteriormente, o vereador Pira do PPS lembrou que cerca de 72 milhões do orçamento são gastos com a folha de pagamento do setor de saúde.

Falta crônica de pediatras

Cardenas reconheceu a dificuldade em preencher vagas para médicos pediatras. Segundo ele, o município não conseguiu todos os profissionais necessários para as vagas abertas. "Pretendemos obter a autorização da Câmara para realizar uma contratação emergencial de pediatras, um profissional em extinção - conforme o próprio Conselho Federal de Medicina", afirmou. O secretário também reconheceu que  falta de pediatras tem sido mais aguda nos finais de semana. 

O vereador Laércio Trevisan (PR) defendeu que a prefeitura precisa pagar melhor os profissionais da saúde. "Quem trabalha na saúde é herói. Faltam médicos? Tem que pagar melhor. Pagando bem, não faltarão profissionais bem hoje acabam indo para outras cidades", afirmou o parlamentar.

25% de trotes

Ao ser questionado pelo vereador Pastor Marcos (PMDB), sobre uma chamada de emergência ao SAMU, o médico Orival Macruz revelou que cerca de 25% das chamadas recebidas pelos serviço são trotes.

Estamos trabalhando

"Sabemos dos problemas e estamos trabalhando para resolvê-los. Mas, temos nossas limitações", resumiu o secretário da Saúde. Além de Cardenas, o médico Orival Macruz, da Central de Vagas/SAMU, fez uma explanação sobre o serviço municipal e Rogério Antonio Turon falou sobre a UPAM - Unidade de Pronto Atendimento Médico, que em média atende mais de 37 mil pessoas/mês.

A reunião também contou com a presença do presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB) e dos vereadores Laércio Trevisan (PR), Pastor Marcos (PMDB) e Walter Ferreira da Silva (PPS).

Texto: Vitor Ribeiro Mtb 21.208

Fotos: Fabrice Desmonts Mtb 22.946



Câmara Saúde

Notícias relacionadas