PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE MARÇO DE 2008

Câmara promove palestra sobre câncer de pulmão


Por iniciativa dos vereadores Ary Pedroso Júnior (PDT) e André Bandeira (PSDB) foi realizada na noite da última sexta-feira (14/03), no salão nobre "Helly de Campos (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Por iniciativa dos vereadores Ary Pedroso Júnior (PDT) e André Bandeira (PSDB) foi realizada na noite da última sexta-feira (14/03), no salão nobre "Helly de Campos Melges", palestra sobre câncer de pulmão, proferida pelo cirurgião torácico doutor Álvaro Pereira Pinto.

O evento contou também com o apoio da Fundação do Câncer Jaime Pereira (Funjap), representada por sua presidenta Fátima Pereira Gambelin e Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer (UNIAP), representada por Jamir Silva, relações públicas da entidade.

Durante a palestra o médico explicou que o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, que na maioria dos casos diagnosticados está associado ao consumo de derivados de tabaco, sendo o tipo de câncer que mais faz vítimas.

O câncer de pulmão apresenta sinais e sintomas ligados ao próprio pulmão e ocasionalmente a outros órgãos, quando já houve a invasão do tumor por meio de metástases. A maioria dos pacientes, no momento do diagnóstico, é sintomático, isto é, apresenta sintomas, o que indica que o câncer de pulmão se disseminou.

De acordo com o especialista o câncer de pulmão apresenta sintomas como, tosse persistente ou que vem piorando com o tempo, dor no peito constante, escarro com sangue, perda de fôlego, chiado ou rouquidão, pneumonia ou bronquite recorrente, inchaço em face e pescoço, perda do apetite ou perda de peso e cansaço.

Ele alerta que os sintomas de câncer de pulmão citados podem ou não ser indícios de câncer de pulmão. É importante o controle desses sinais com um pneumologista, um oncologista ou clínico geral. Só seu médico poderá avaliar seus sintomas adequadamente.

O modo mais fácil de diagnosticar a doença é por meio de uma radiografia de tórax e uma tomografia computadorizada. A broncoscopia (endoscopia respiratória) deve ser realizada para avaliar a chamada árvore traquebrônquica e, se necessário, é importante fazer a biópsia.

" Um diagnóstico preciso do câncer de pulmão é fundamental, seja por meio de exames citológicos ou patológicos. Caso o câncer de pulmão seja confirmado, é importante determinar o estadiamento do tumor, que consiste em saber o estágio de evolução do câncer, isto é, se a doença está restrita ao pulmão ou se está espalhada para outros órgãos", comentou o médico.

 

Se o diagnóstico de câncer for confirmado, é necessário avaliar em que estágio se encontra a doença. O estadiamento é feito para ver se o câncer se espalhou e, caso isto tenha ocorrido, para onde o tumor se disseminou. Saber do estádio da doença ajuda o planejamento do tratamento.

Para o câncer de pulmão existem basicamente, três opções de tratamento: cirurgia, radioterapia e quimioterapia, se estiverem nos estágios I e II, devem ser operados e removidos e no estágio IV, a quimioterapia é o tratamento mais indicado, mas as chances de cura são reduzidas.

O tratamento do câncer de pulmão depende de vários fatores incluindo o tipo de tumor, o tamanho e a localização do mesmo, a extensão do tumor e o estado geral do paciente. Muitos tratamentos diferentes e combinações de tratamento podem ser usados para o controle do câncer de pulmão e aumento da qualidade de vida com a redução dos sintomas.

Uma outra alternativa para tratamento do câncer de pulmão é a terapia fotodinâmica, em que medicações são injetadas no corpo e, posteriormente, são ativadas com o uso do laser.

Também participou do evento o médico Fábio do Carmo Duarte, com residência em Programa de Saúde da Família pela Unicamp, representando o prefeito Barjas Negri e o Secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, também esteve presente na palestra a médica, Adriana Brasil, o médico Cirurgião, Rodrigo Reis, a médica Luzia Nigro Pedroso, a Presidenta da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Clarice Zaia, Presidente da Associação Viva a Vida, Wilma G. Almeida e representantes da Enfermap e da Faculdade Anhanguera Educacional, enfermeiras da Santa Casa e Unimed.

 

 

Patrícia Sant’Ana Amancio_MTB:24.154

Foto: Fabrice Desmonts_MTb: 22.946



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Câmara Legislativo

Notícias relacionadas