PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE JUNHO DE 2014

Câmara participa na Unimep de revisão da Agenda 21


Encontro entre as instituições inseridas na Oscip Pira 21 ocorreu na sala 51 do bloco de Pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Andrey Moral (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Kátia Mesquita explicando a estrutura funcional da Câmara

Kátia Mesquita explicando a estrutura funcional da Câmara
Foto: Andrey Moral (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução

O historiador Fábio Bragança apresentando o futuro Departamento de Documentação e Arquivo

O historiador Fábio Bragança apresentando o futuro Departamento de Documentação e Arquivo
Foto: Andrey Moral (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Demais autoridades acompanharam as explicações

Demais autoridades acompanharam as explicações
Foto: Andrey Moral (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Câmara foi aplaudida pelos projetos em andamento e os que estão por vir

Câmara foi aplaudida pelos projetos em andamento e os que estão por vir
Foto: Andrey Moral Salvar imagem em alta resolução

Kátia Mesquita explicando a estrutura funcional da Câmara



A Câmara de Vereadores de Piracicaba foi representada, hoje pela manhã (10), pela diretora-administrativa e financeira Kátia Garcia Mesquita e pelo historiador Fábio Bragança durante encontro promovido pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Pira 21, na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com representantes da sociedade civil, Estado e Prefeitura.

Reunião ocorrida no início do mês entre a Câmara e a Oscip selou a participação do Legislativo na Agenda 21, de 2016 a 2025, que visa a programação de projetos, nas mais diversas áreas, para o desenvolvimento da cidade.

Kátia Mesquita apresentou os principais trabalhos elencados pelos vereadores e funcionários, principalmente os de conjuntura social. “Nós temos o “Conheça o Legislativo”, que permite a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio às dependências da Câmara”, salientou. A diretora falou ainda da estrutura funcional da Casa que dá suporte aos 23 vereadores e apresentou infográficos apontando que a Câmara de Vereadores de Piracicaba é o órgão público “que mais informa a população no país”, segundo levantamento do Departamento de Comunicação Institucional da Casa.

Entre as ações desenvolvidas na Câmara, Fábio Bragança citou a criação de um espaço de exposições no hall do edifício anexo, além de ter reforçado o “Conheça o Legislativo”, e o “Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência”, realizado uma vez ao ano no Shopping Center Piracicaba somente com pessoas deficientes, desde a participação de crianças a adultos. “É uma atividade social fora do ambiente da Câmara e dá para ter a noção de quantas pessoas estiveram reunidas nesse evento”, disse o historiador ao mostrar as fotos projetadas no telão.

A professora do Programa de Doutorado em Administração, da universidade, Dagmar Silva Pinto Castro, considerou o encontro satisfatório por conta de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de movimentos sociais. “É um momento muito significativo que tem de ficar registrado”.

DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E ARQUIVO- Kátia explicou aos convidados que a Câmara criará, ainda este ano, o Departamento de Documentação e Arquivo no quarto andar do prédio anexo Guerino Trevisan. “Esse novo departamento vem com a reforma que nós estamos fazendo, porém com uma visibilidade cultural para atender muito mais a parte educacional que a sociedade tem com as crianças e adolescentes das escolas”.

OSCIP PIRA 21- A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Pira 21 é responsável pela gestão da Agenda 21 de Piracicaba. Trata-se de uma organização suprapartidária, criada em novembro de 1999, que estabelece, desde então, parcerias com diversas empresas públicas e privadas, universidades, prefeitura, entre outras entidades, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida desta e das futuras gerações de forma participativa e democrática. No último dia 02, a Câmara de Vereadores de Piracicaba passou a integrar os projetos da Oscip.
 

Participaram, também, da revisão da Agenda 21 o professor da Universidade Federal de São João del-Rei (MG), e doutorando na Unimep, André Luis Bertassi; a gestora de Projetos do Pira 21, Sandra Novaes; o diretor do Fórum local, Wander Rossete Pereira Júnior; a professora do Programa de Doutorado em Administração, da Unimep, Nádia Kassouf Pizzinatto, além de representantes da Prefeitura e de movimentos sociais.

 



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Câmara

Notícias relacionadas