27 DE ABRIL DE 2015
A iniciativa foi do vereador Pedro Kawai e produzido pela TV Câmara.
Lançamento documentário Alma de Ferro – histórias e lembranças de um passado ferroviário
Foi lançado na última sexta-feira (24), na sede do Sest/Senat, o documentário Alma de Ferro – histórias e lembranças de um passado ferroviário, idealizado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), com direção de Felipe Marchiori, produção e roteiro de Toni Picalho, edição e imagens de Laís Passarini e Marcio Braga, que destaca a importância da ferrovia e proporciona um elo entre um passado recente e os dias atuais.
O documentário foi divido em dois episódios que contam a história das Estações da Paulista e Sorocabana, baseado em depoimentos de ex-funcionários, familiares, vizinhos e usuários do sistema ferroviário.
Durante o lançamento do documentário, também houve a abertura da Exposição de Ferreomodelismo, arte de reproduzir, em miniatura, ambientes, cenários e elementos do mundo ferroviário promovida pela Associação Piracicabana de Ferreomodelismo.
O vereador Pedro Kawai, comentou que o documentário foi a forma encontrada para homenagear os ferroviários e resgatar a história das Estações da Paulista e da Sorocabana, desconhecidas pela maioria das pessoas, principalmente, os mais jovens. Ele parabenizou a equipe da TV Câmara pela dedicação e qualidade do trabalho.
“O resultado deste trabalho foi surpreendente, me emocionei ao ouvir dos depoimentos. O passado precisa ser valorizado e divulgado para as futuras gerações”, comentou o parlamentar que tem uma forte ligação com a Estação da Paulista.
O diretor da TV Câmara, Felipe Marchiori, comentou que o processo foi desafiador e trabalhoso e que foi a primeira vez que a TV realizou um trabalho dessa magnitude. “Para nós foi um grande desafio e o realizamos com amor e grande dedicação”, disse Marchiori.
Para o historiado da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Fábio Bragança, o documentário foi um grande presente para Piracicaba, pois terá sua história eternizada. Ele destacou três pontos importantes na elaboração do documentário, o trabalho da TV Câmara, a questão institucional e cultural e o resgate histórico.
Também fizeram uso da palavra a representante do Sest/Senat, Julia Argon Dizio, que parabenizou a iniciativa do vereador, o trabalho da TV e falou da satisfação em receber o lançamento e a exposição e Paulo Moretti, da Associação de Ferreomodelismo que falou sobre a importância do resgaste histórico e lembrou que Piracicaba foi um grande polo ferroviário.
No dia 27 será transmitido o documentário sobre a Estação Sorocabana e no dia 30 sobre a Estação da Paulista, às 18h30, pela TV Câmara, canal 8 da NET e pela TV Digital canal 60.1 UHF.