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23 DE SETEMBRO DE 2016

Câmara homenageará os anos 50 do curso de pedagogia da Unimep


Moção de aplausos 204/2016 foi aprovada durante a reunião ordinária desta quinta-feira (22)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou a moção de aplausos 204/2016 em homenagem aos cinco anos do curso de pedagogia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). O texto foi aprovado durante a 54a reunião ordinária do Legislativo, realizada na noite da quinta-feira (22). 

O curso de pedagogia foi criado em 1966 no Instituto Educacional “O Piracicabano”, antes do reconhecimento da Unimep enquanto universidade, em 1975, e teve o funcionamento no campus Centro em Piracicaba até 1983, quando foi transferido ao campus Taquaral. 

Tem a história marcada pelo compromisso com a formação de profissionais para a área educacional. Inicialmente, a formação se dirigia às funções de Administração, Supervisão e Orientação Escolar. A partir dos anos 80, o currículo foi redirecionado ao atendimento das necessidades emergentes à época, visando a formação de professores para o Magistério para a Pré-Escola e para Deficientes Mentais, em duas distintas Habilitações nos anos 2000. 

A nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional estabeleceu a obrigatoriedade da graduação no Ensino Superior aos professores do Ensino Fundamental e, assim, o currículo de Pedagogia passou a contemplar também a formação de docentes para esse nível. 

O currículo atual está voltado para a formação de professores da Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e também de gestores escolares – coordenadores e diretores de escolas, abrangendo, em seu núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos, as áreas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Planejamento. 

Ao longo de sua história, o curso de pedagogia da Unimep tem se destacado nos conceitos recebidos de avaliações externas, tendo no corpo docente 66% de doutores em Educação ou áreas afins e 34% mestres, regularmente obtendo conceitos 4 e 5 nas avaliações do MEC (variação de 1 a 5) e rankings diversos. 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo

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