PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE JUNHO DE 2019

Câmara fará solene para comemorar os 60 anos da Escola Mimi Fagundes


Escola Municipal Maria Guilhermina Lopes Fagundes desenvolve atividades em comunidade e com pais de alunos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura é de autoria dos vereadores Marcos Abdala e José Longatto



Conforme o requerimento 464/2019, os vereadores Marcos Abdala (REP) e José Aparecido Longatto (PSDB) solicitaram a autorização para a realização de sessão solene em comemoração dos 60 anos de atividades da Escola Municipal Maria Guilhermina Lopes Fagundes, no dia 27 de novembro de 2019. A propositura foi aprovada nesta segunda-feira (17), na 36ª reunião ordinária.

A instituição foi fundada em 1958, pelo Lions Clube Piracicaba – Centro. Exerceu papel determinante na vida das mães, moradores de periferia e que trabalhavam na região central de Piracicaba. Antes do local se tornar uma escola, era uma antiga creche municipal, situada dentro do parque infantil, na rua Campos Salles, onde conciliava seu papel de provedora da educação infantil pública na cidade, dividindo, na época, com a Creche Joaninha Morganti.

Anteriormente, este espaço verde era chamado e reconhecido pelo povo como o "Jardim da Ponte", por ser próximo do rio Piracicaba e por causa de sua antiga ponte de madeira. Nesta época, era utilizado para quermesse e bingos beneficentes, lazer e ponto de encontro dos jovens piracicabanos. Todo o dinheiro era arrecadado por Maria Guilhermina Lopes Fagundes, no qual beneficiava as mãos das comunidades menos favorecidas, social e economicamente, e para festas infantis. Conhecida como Dona Mimi, ela distribuía mantimentos, alimentos, roupas, cobertores e dava orientações às mães sobre cuidados com os filhos.

Em 1984, o parque infantil e a creche passaram a se chamar por Parque Infantil e Emei (Escola Municipal de Educação Infantil)  Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes.

O local passou por significativa reformulação em 2009. Em março, após a demolição, teve início sua reconstrução, que hoje revela um novo espaço de infância e aprendizado. Após a reconstrução, o prédio passou oferecer 79 vagas para atender as crianças entre dois e cinco anos, divididas em quatro turmas Maternal I e II, Jardim I e II, além de uma sala para atender duas turmas de primeiro ano da Escola Municipal Ilda Jenny Stolf Nogueira, assim como uma sala para diretoria e secretaria, uma sala multiuso e de professoras, dois almoxarifados, cozinha, despensa, lavanderia, banheiros, playground e gramado.

Em 2018, entre as atividades, houve festa junina, festa da família, feira de roupa usada, passeio no Brinkaki, feira cultural, desfile do Sete de Setembro e passeios no Zoológico, de trenzinho, no Museu da Água, entre outros.

Durante este período muitas gestoras estiveram nesta unidade, sendo no máximo um ano cada. Desde 2016, a gestora responsável é Jussara Aparecida Rossilho de Camargo. No final do ano de 2019, a escola completa 60 anos e serão realizadas atividades junto à comunidade e ex-funcionários e atuais.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo José Longatto Marcos Abdala

Notícias relacionadas